• Compartilhar

Valorizando as diferenças

Notícia
14 março 2019
Valorizando as diferenças

Um dos valores do CIEDS é o respeito à diversidade. Acreditamos que é ela quem torna a nossa sociedade mais rica e que respeitá-la e promovê-la é a melhor forma de alcançar um futuro mais justo e igualitário para todos.

Tina, cuidadora em uma das Residências Terapêuticas, parte do CAPS Torquato Neto no Rio de Janeiro, sabe disso muito bem. A RT é uma casa que acolhe pessoas com transtornos mentais, com diferentes histórias, trajetórias e que por muitos anos viveram em instituições de longa permanência.

Ela é uma mulher transgênero que sempre tem em primeiro lugar o respeito, tanto aos seus colegas de profissão quanto no tratamento com os moradores da RT onde trabalha, para garantir a reinserção social de cada morador todos os dias.

Isso transparece quando fala sobre o que mais gosta na sua profissão: “Eu gosto de cuidar dos moradores, me aproximar, sair com eles”.

De forma simples, ela define a sua forma de enxergar o respeito às diferenças: “Olhar para um rótulo, para uma roupa, não tem nada a ver. Tem que olhar para o profissional, a pessoa, o que ela é capaz de atingir e fazer. E isso só é possível dando oportunidade. Todas as meninas me respeitam e eu respeito elas também”.

E nós do CIEDS temos orgulho de ter pessoas como a Tina construindo um futuro mais justo e igualitário ao nosso lado.