• Compartilhar

UPP Social é destaque em curso de lideranças

Notícia
18 julho 2013
UPP Social é destaque em curso de lideranças

Um misto de debate com bate-papo informal marcou a participação da presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) Eduarda La Rocque no curso de formação de lideranças comunitárias oferecido pela Universas – Universidade Corporativa SulAmérica, na terça-feira, dia 16. O convite para a palestra e discussão partiu dos próprios representantes das diversas favelas da região central da cidade – especialmente dos bairros do Estácio, Rio Comprido e Santa Teresa –, que integram o Fórum de Lideranças Comunitárias. No encontro de quase 3 horas foram apresentados os desafios do Instituto Pereira Passos como órgão da Prefeitura do Rio capaz de planejar, avaliar e integrar as políticas públicas que visam à melhoria das condições de vida da população carioca. O programa UPP Social, um exemplo claro desta missão do IPP, foi o ponto que dominou as atenções dos participantes.

“O lema do IPP é que para transformar uma realidade é preciso conhecê-la. E o da UPP social é diálogo e transformação”, disse a presidente se referindo ao trabalho que a equipe técnica, tanto a que está nas comunidades como a que realiza as tarefas internamente no programa , tenta fazer para articular a chegada de serviços públicos de qualidade em todas as favelas pacificadas, até hoje, do Rio de Janeiro. Das 33 comunidades que receberam a intervenção da Polícia Militar, a UPP Social já atua em 32, restando apenas a inclusão do Cerro Corá, no Cosme Velho – o que já está em curso. Além de buscar a aproximação dos serviços da prefeitura com as necessidades dos moradores, os agentes do programa – que é uma parceria com a ONU Habitat – tentam também alinhavar parcerias com empresas do setor privado, organizações não governamentais e os governos Estadual e Federal.

Protagonistas de novos projetos

O debate foi conduzido pelos organizadores do curso coordenado pela Superintendência de Sustentabilidade Empresarial da SulAmérica em conjunto com o Cieds – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável. Mas os alunos, que são lideranças dos Morros do São Carlos, Querosene, Mineira, Zinco, Fallet, Fogueteiro e Coroa – além de convidados dos bairros do Rio Comprido, Brás de Pina e Guadalupe – tiveram a oportunidade de fazer perguntas. Os questionamentos giraram em torno de projetos que levem mais capacitação para os moradores destas áreas e como o IPP e a UPP Social poderiam contribuir para a chegada e para o maior envolvimento da comunidade na realização destas iniciativas.

Cerca de 20 lideranças estiveram no fórum de debates que teve ainda a participação do Diretor de Projetos Especiais do IPP, Gustavo Peres, responsável pela UPP Social além de representantes da Empresa Olímpica Municipal e da Sub-Prefeitura do Centro do Rio. Os alunos fazem parte de um projeto que já 3 anos é organizado pela SulAmérica com as comunidades que ficam no entorno da sede da empresa. Desde 2010, através da Universas, a empresa vêm trabalhando na preparação das lideranças locais com o intuito de melhorar a participação delas em processos de tomada de decisão que possam melhorar as condições da população que vive na região central da cidade. Além da capacitação como liderança comunitária, os cursos também têm ensinado os moradores a criar e gerenciar projetos e a como captar recursos para tocá-los. A ideia é que as criações destas lideranças saiam do papel para a realidade. Para isso uma experiência prática já está prevista. As lideranças vão receber um microcrédito de 2 mil reais para a implantação de cada iniciativa proposta. Uma espécie de ponta pé.

Fonte: http://uppsocial.org/2013/07/upp-social-e-destaque-em-curso-de-formacao-de-liderancas/