• Compartilhar

Uma chance para recomeçar

Notícia
16 dezembro 2016
Uma chance para recomeçar

Há quem diga que o jovem infrator não merece uma segunda chance, que ele pouco irá contribuir para a vida em sociedade. Porém, em meio a tanta descrença para com o futuro, o programa Jovem Aprendiz CIEDS e a empresa Taurus Service, tendo a convicção de que cada pessoa possui em si mesma o potencial para se desenvolver, fizeram diferente e deram a esses jovens a oportunidade de reescrever suas histórias.

No dia 1 de dezembro, o auditório da Escola João Luís Alves, na Ilha do Governador, se encheu de jovens ansiosos para começar uma nova fase em suas vidas. A aula inaugural da turma de Jovem Aprendiz de Assistente Administrativo, desenvolvida junto ao Degase – Departamento Geral de Ações Socioeducativas, começou com muita música, alegria e esperança.

A turma é composta por jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas de privação de liberdade, semiliberdade, integrantes do programa Compartilhando Oportunidades do Degase. 

“Acho importante ter essa oportunidade em que não estão olhando para o nosso passado, e sim para o nosso futuro. Estou muito agradecido por estar aqui agora e ter essa perspectiva de emprego e de progredir na vida. Me sinto muito mais confiante em relação ao meu futuro”, diz um jovem que participou da aula e cumpre medidas socioeducativas de semiliberdade. 

Logo em sua aula inaugural, os integrantes da nova turma do programa já puderam ter a primeira visão de um futuro de inclusão. Os 47 jovens tiveram suas carteiras de trabalho assinadas pela primeira vez, em uma solenidade que emocionou os familiares que estavam presentes.

“O programa Jovem Aprendiz CIEDS vai garantir a esses jovens uma qualificação de excelência, uma vez que oferece não só a teoria como a prática no processo de aprendizagem. Estamos muito satisfeitos com essa parceria, que nos permitirá atender jovens que estão em vulnerabilidade e risco social. Estamos dando a essas pessoas a oportunidade de inclusão”, afirma Aníria Bastos, Diretora do CECAP - Centro de Capacitação Profissional.

O programa Jovem Aprendiz CIEDS dá a oportunidade do primeiro emprego para jovens de diversas localidades do Rio de Janeiro. O programa de aprendizagem utiliza tecnologias sociais do CIEDS para qualificação de jovens, de 14 a 24 anos, que querem entrar no mercado de trabalho. A equipe do programa trabalha para dar essa chance a cada vez mais jovens nos próximos anos.