• Compartilhar

Um olhar humanizado para a terceira idade

Notícia
13 dezembro 2016
Um olhar humanizado para a terceira idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de idosos triplicará até 2050. Em 2003, o CIEDS já estava atento a essa tendência e já contribuía para que a sociedade se preparasse para atender às novas demandas ligadas aos cuidados com a terceira idade.

O curso Cuidadores de Idosos capacitou 450 pessoas para prestação de serviços, seja no contexto familiar, seja para geração de trabalho, renda e melhoria na qualidade de vida das comunidades atendidas pelo projeto. 

“O cuidador surgiu como alternativa de assistência ao idoso, numa perspectiva humanizada. Muitas vezes a família, por não sabe lidar com a experiência de envelhecer, opta por soluções não adequadas, como o encaminhamento do idoso para locais onde não existem propostas terapêuticas ou de bem-estar, o que gera a dor do abandono, o distanciamento com a realidade familiar e com a sociedade”, conta Aldeli Carmo, Gerente da área Inclusão Social e Bem-estar do CIEDS.

O Cuidadores de Idosos foi realizado pelo CIEDS em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.