• Compartilhar

Tradição e cultura: Batizado de Bonecas Negras

Notícia
2 março 2015
Tradição e cultura: Batizado de Bonecas Negras

Iniciativa da Associação de Guias Turísticos, da Associação de Moradores do Bairro de São José e dos Quilombolas da Rasa, integrantes da Rede Sustentável de Relacionamento na Cidade Inteligente de Búzios, com o apoio do CIEDS, o projeto Batizado de Bonecas teve a proposta de resgatar a cultura negra local e ampliar as oportunidades de geração de renda para as mulheres do Quilombo da Rasa, bairro da região continental de Búzios.

O projeto surgiu a partir de uma visita ao Quilombo da Rasa em que Dona Uia, líder local, relatou o costume praticado pelas famílias quilombolas que se encontravam nos terreiros de confeccionar bonecas negras com palha de milho e as batizar em uma grande festa que acontecia até o dia raiar.

Recuperando esta tradição, o projeto contou com oficinas de costura, produção de bonecas e, ao final de 20 encontros e 200 bonecas confeccionadas, celebrou o batizado conforme manda a tradição: com música, comida típica e ciranda de roda. 

O evento, que contou com uma benção especial do pároco local, padre Zito, foi aberto ao público e recebeu turistas, moradores e autoridades da cidade.

O projeto passou a ser reconhecido e a receber diversos convites para exposições, encomendas e outros serviços ligados à corte e costura, gerando uma nova forma de geração de renda e aumentando a autoestima das mulheres da comunidade.

A Rede Sustentável de Relacionamento na Cidade Inteligente de Búzios é um projeto da Ampla em parceria com o CIEDS, que, desde 2013, proporciona espaços de discussão de temas estratégicos, definição de ações e construção dos conceitos de sustentabilidade e inovação que envolvem o projeto da cidade inteligente da cidade.