• Compartilhar

Todo futuro é possível, mas podemos escolher aquele preferível

Notícia
5 dezembro 2019
Todo futuro é possível, mas podemos escolher aquele preferível

O futuro chegou! Que tal pensarmos como ele será? Foi com essa proposta que o CIEDS promoveu mais uma atividade do projeto Oficinas O Futuro Chegou! Por uma educação + Inovadora para cerca de 40 gestores da rede de educação municipal do estado de São Paulo, no dia 23 de outubro. Realizada na sede da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), seccional de São Paulo, a formação durou 4h e reuniu um público de diferentes cidades do estado para discutir inovação educativa a partir de quatro fases de aprendizagem: sensibilização, observatório, mão na massa e perspectivas. 

O objetivo da iniciativa, desenvolvida pelo CIEDS em parceria com o Programa Criamundi e apoio pela Fundação Vivo Telefônica, é inspirar a construção de uma nova educação em um futuro que já chegou: o mundo está cada vez mais digital e cada vez mais rápido. Para alcançar esse objetivo, é necessário sensibilizar os profissionais da rede de ensino público e, por isso, as oficinas foram desenvolvidas para secretários e equipes técnicas de educação de todo Brasil. Por meio da apresentação de tendências, metodologias e exercícios práticos, os participantes são convidados a pensar sobre como a sociedade poderá estar no futuro.

“A gente tem uma escola preocupada com o passado, não é à toa que temos a disciplina de história, mas não temos uma escola preocupada com o futuro. Uma pesquisa que aponta que os alunos que terminarem o ensino médio em 2020 vão trabalhar em empregos que ainda não existem”, afirmou o educador Beto Silva, facilitador do CIEDS. Para ele, crianças e adolescentes saíram do modelo de aprendizagem por repetição e estamos com uma geração diferente, que requer novos métodos. “Nosso papel é começar a mobilizar vocês para pensarmos um modelo de educação que pode parecer estar muito distante, mas na verdade, já chegou”. 

Para abordar o uso das ferramentas tecnológicas e a velocidade com que elas começaram a fazer parte de nossas vidas, Beto recordou o grupo sobre como nos comunicavamos há poucos anos e como estamos hiperconectados atualmente: ninguém está sem celular. Os alunos da rede pública de educação também estão diferentes dos do passado e professores lidam com as oportunidades e desafios de salas de aulas cada vez mais conectadas e cheias de dispositivos que oferecem um mundo de possibilidades. 

A partir de um exemplo pessoal ele defendeu a democratização do acesso à informação através de ferramentas tecnológicas: ao digitar o álbum de fotografias de sua avó e marcar as fotos com hashtags, criou uma galeria virtual e compartilhou as recordações da matriarca com toda família. “Inovação, transformação e criatividade vamos desenvolvendo ao longo do tempo, não é herança, nem dom. São as experiências e desafios na vida que nos fazem ser mais criativos e inovadores”. 

Beto afirma que  precisamos nos atualizar e articular em rede para construir processos inovadores e transformadores. “Inovação é um fenômeno extremamente complexo e as pessoas enxergam potenciais e dificuldades diferentes devido a diversidade de aspectos pessoais, culturais, institucionais e operacionais que mediam nossas experiências tecnológicas”. 

Construindo perspectivas de futuro na educação 

Os participantes foram apresentados à futurologia, área das ciências sociais que estuda futuros possíveis, prováveis e, principalmente, preferíveis. Nessa perspectiva, as mudanças acontecem muito rápido e é preciso antecipar os cenários para o elaborar propostas e ações e de mapear tendências tecnológicas, demográficas, econômicas e geopolíticas para pensar sobre o futuro da educação. 

Para Sandra, da Secretaria de Educação do município de Itaquaquecetuba, “pensar o futuro é pensar uma educação com mais dignidade, uma educação que transpassa os muros da escola. Fiquei fascinada com a oficina e acredito que vai acrescentar muito no meu trabalho como formadora”. 

Cláudia, da Secretaria de São José dos Campos, declarou que saiu da oficina com a sensação de que precisamos repensar nossas práticas como educadores, "o que nossa geração constrói de positivo, de inovação, de mudança paras próximas gerações”

Para Rebeca, gestora da rede de educação de Santo André, a oficina foi um momento de muito conhecimento e troca. “O diferencial foi a visão sobre educação, a abordagem sobre conhecimentos cotidianos que já temos, nos faz sair daqui com perspectivas de aplicação pedagógicas efetivas, então foi um momento riquíssimo de aprendizado”.

Para o facilitador Beto, pensar educação e inovação com gestores e equipe técnica da rede de ensino é fundamental. “Além dessa discussão trouxemos o tema da futurologia, que nos permite antecipar cenários para olhar o futuro próximo. Todo futuro é possível, mas queremos que toda rede de educação possa escolher seu futuro preferível”.


O projeto Oficina O Futuro Chegou Por uma educação + Inovadora é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem o CIEDS como parceiro executor e o apoio do Instituto Criamundi. Atua para mobilizar e inspirar gestores e equipe técnica da rede pública de educação de todo país a pensarem a inovação educativa. A formação para apresentar tendências e promover exercícios práticos para refletirmos sobre como a sociedade poderá estar no futuro e antecipar cenários para construção de processos inovadores e transformadores.