• Compartilhar

Terceira Edição do Degusta Alemão une alimentação e aprendizado em homenagem ao centenário de Monteiro Lobato

Notícia
11 maio 2012
Terceira Edição do Degusta Alemão une alimentação e aprendizado em homenagem ao centenário de Monteiro Lobato

Na última sexta-feira, dia 04 de maio, as doze unidades escolares do Complexo do Alemão atendidas pelo Bairro Educador se reuniram na Escola Affonso Várzea para a terceira edição do evento “Degusta Alemão”, uma feira de exposição e degustação na qual os produtos expostos são receitas produzidas pelos próprios alunos.

Por meio da gastronomia do Sítio do Picapau Amarelo, os alunos trabalharam, desde março, o conteúdo programático das aulas junto à literatura de Monteiro Lobato. Através da confecção de receitas culinárias, as crianças aprenderam língua portuguesa, com a leitura das histórias do autor, matemática, por meio das medidas e dos preços e geografia e história, com o estudo sobre a origem dos alimentos. Além dos aprendizados, as crianças se divertiram e puderam ajudar em casa, dando dicas de higiene e sugestões de receitas.

O Degusta Alemão, evento que em sua terceira edição contou com cerca de 600 pessoas, é desdobramento de uma atividade pontual que era executada apenas por Deise Castro, professora da escola Affonso Várzea. O “Receitas de Sucesso” ganhou proporção depois que o Bairro Educador, percebendo a riqueza da iniciativa, criou um evento mais completo e integrado e reuniu alunos, professores e responsáveis dentro do ambiente escolar.

Antes da abertura da feira, as equipes do PSE (Programa Saúde na Escola) e da 3ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) fizeram uma apresentação teatral sobre a temática do Sítio de Monteiro Lobato e o evento contou também com, além dos deliciosos quitutes produzidos pelos alunos, duas rodas de conversa para os responsáveis. A primeira abordou os malefícios do excesso de sal no dia-a-dia, chamando a atenção para os alimentos industrializados e apontando as principais consequências da ingestão exagerada do sódio. A segunda roda, nomeada de ‘Receita para uma relação familiar saudável’ tratou dos ingredientes fundamentais para uma família viver em harmonia e superar os problemas do cotidiano. Amor, cuidado e zelo dão um sabor mais que especial.