• Compartilhar

Te vejo na praça

Notícia
9 março 2017
Te vejo na praça

Muitos a utilizam para o lazer, outros para praticar esportes e alguns para a reflexão. As praças representam uma parte importante da vida em comunidade e o projeto Força da Gente sabe disso muito bem.

Com patrocínio da Enel, financiamento do BNDES, parceria da Prefeitura de Niterói e execução do CIEDS e do escritório de arquitetura europeu Oikotie, o projeto convidou moradores do entorno de três praças de Niterói a repensarem e se reapropriarem desses espaços. A Praça do Descobrimento, na Região Oceânica, a Praça João Saldanha, na Zona Norte, e a Praça Levi Francisco da Cruz Nunes, no Largo da Batalha, região de Pendotiba, foram as contempladas pelo projeto.

O CIEDS mobilizou os moradores visitando grandes pontos de encontro da comunidade, tais como escolas e associações de moradores, convidando a todos para contribuir com a identificação das melhorias para as praças.

A partir daí, foi realizado um trabalho de projeção de futuro e de ressignificação, entendendo o uso desses espaços, para que o elo entre comunidade e praça fosse fortalecido.  As sugestões foram enviadas para o escritório de arquitetura que redesenhou os locais pensando nas necessidades dos moradores.

Duas das praças participantes já estão finalizadas, uma delas inaugurada. A última, e maior praça, está recebendo os retoques finais.

O esforço resultou em um ambiente novo que voltou a integrar a vida dos moradores, aumentando o sentimento de pertencimento à comunidade, a vontade de cuidar dos espaços e a redução da depredação.

Vamos à praça!