• Compartilhar

Tarde de terça-feira é marcada por discursos, lágrimas e certificados

Notícia
8 março 2012
Tarde de terça-feira é marcada por discursos, lágrimas e certificados

Na última terça-feira o Cieds viu, mais uma vez, sonhos virarem realidade.  Jovens e adolescentes sob medida socioeducativa nas Instituições Criaad de Ricardo de Albuquerque, Escola João Luiz Alves, Educandário Santos Dumont e Centro de Atendimento Integrado Belford Roxo, concluíram o curso de três meses da Oficina TV Novo Degase e tiveram seus trabalhos reconhecidos e homenageados no evento de certificação do curso.

O Novo Degase é o órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação que tem como objetivo a reinserção de jovens na sociedade através da execução de medidas socioeducativas através de Cursos e Oficinas. É nesse contexto que a TV Novo Degase surge, como primeira TV socioeducativa do Brasil, e tem o  Cieds como parceiro, de modo a fortalecer e potencializar a ação.
 
A cerimônia de formatura contou com a presença dos 22 formandos, dos representantes do Cieds e do RioSolidário, além de profissionais do Novo Degase e da TV Novo Degase, da deputada municipal Myriam Rios, de ex alunos, monitores, professores e familiares, transformando o evento em um dia especial e inesquecível para todos.

“O dia de hoje é o ápice de um esforço ligado ao Degase, ao CIEDS e a outros parceiros,  que é trazer oportunidade para esses jovens. É o momento em que eles deixam de ser coadjuvantes e passam a ser protagonistas da própria história” disse Alexandre Azevedo, Diretor Geral do Novo Degase.

Além da entrega dos certificados, a cerimônia contou com os discursos das pessoas envolvidas e com a apresentação do filme “As grades do Berço” produzido pelas turmas formandas. O documentário de 20 minutos, fruto do esforço e do trabalho dos alunos, é uma verdadeira aula de cidadania, que aborda temas como família, violência, desigualdade, esperança, força de vontade e superação.

A TV Novo Degase visa a transformar os jovens em conflito com a lei em atores principais, na frente e atrás das telas, e tem o objetivo de promover o resgate da identidade desses adolescentes, com foco na capacitação em atividades audiovisuais como direção, produção, fotografia, edição e sonorização.

Mas, mais que isso, a TV Novo Degase ensina a esses jovens lições de vida, que jamais serão esquecidas.

“No curso eu aprendi que a câmera não é nenhum bicho de sete cabeças, aprendi a lidar com as dificuldades e aprendi que união é tudo. Sentirei muitas saudades, a TV é uma família” disse a interna e formanda da Oficina.

Após a entrega dos certificados a cerimônia foi encerrada com um coquetel, no qual alunos, ex-alunos, professores, profissionais e parceiros puderam interagir e comemorar mais uma grande conquista.