• Compartilhar

Site reúne informações sobre municípios do Brasil

Notícia
13 abril 2017
Site reúne informações sobre municípios do Brasil

Grande parte das organizações não governamentais e empreendedores sociais sofrem na hora de levantar informações consolidadas acerca da situação socioeconômica de um município, seja para elaborar ou mesmo para avaliar a contribuição de um projeto em determinadas politicas públicas. Na maior parte das vezes essas informações estão dispersas em várias fontes de informações (site), além do fato que o uso dessas plataformas é bem pouco amigável.  Vira um grande desafio consolidar essas informações e ainda criar bases comparativas para análise.

Parte desse desafio ficou mais fácil de ser enfrentado. Foi lançada recentemente a plataforma Datapedia (http://www.datapedia.info). Uma espécie de Wikipédia com informações consolidadas sobre todos os municípios brasileiros. O Datapedia é uma plataforma aberta e gratuita que agrega dados públicos oficiais de 130 fontes, como IBGE, Fundação Seade e Data SUS, dentre muitas outras.

O site da organização divide em 04 etapas o processo de conversão dos dados em informações: 1ª. Coleta de dados disponíveis em diversas organizações e fontes públicas de informações; 2ª Organização dos dados coletados; 3ª Conversão dos dados em informação; 4ª Disseminação para todos, de forma simples e fácil.

Ao usuário basta apenas digitar o nome do município e encontrará informações relativas à população, finanças públicas, índice de desenvolvimento humano, população vulnerável à pobreza, habitação, ocupação e trabalho, educação, segurança pública, dentre tantos os outros. As informações são apresentadas em gráficos e para grande parte delas ainda são apresentados parâmetros estaduais e nacionais permitindo assim uma comparabilidade entre os indicadores.

Um dos fundadores da iniciativa, Marcos Silveira, em sua página pessoal no linkedin destaca o propósito da organização. “Nosso propósito é levar a todos, de forma inteligível e organizada, informações que evidenciam a real situação social, política e econômica de cada cidade ou região, de forma a melhorar o acompanhamento, a responsabilização e a consciência de pessoas, empresas, governos e imprensa.”

Sabendo que muitas vezes os números não são suficientes para expressar determinada situação, mas apenas uma fotografia de determinada questão e um primeiro passo para a construção de estratégias, os fundadores destacam que: “Entendemos que a realidade é sempre mais complexa que os números. Atrás de percentuais e números existem pessoas, alegrias e dores. E conhecer os dados e evidências de sua cidade é um dos primeiros passos para melhores ações para construir o Brasil que queremos.”

O lançamento dessa plataforma pode contribuir significativamente para avançarmos nos parâmetros da transparência no Brasil, além de apoiar o debate das organizações da sociedade civil.