• Compartilhar

Semana Empreendedora de Verão esquenta o Rio

Notícia
28 janeiro 2013
Semana Empreendedora de Verão esquenta o Rio

Entre os dias 21 e 23 deste mês o Rio de Janeiro ficou ainda mais quente. O Programa Shell Iniciativa Jovem promoveu, em parceria com o Instituto Pares, a ‘Semana Empreendedora de Verão’, evento que reuniu nomes de destaque no mercado carioca para discutir o empreendedorismo, o mercado da cidade maravilhosa e as oportunidades da estação mais quente do ano.

Com o tema ‘Negócios Quentes – O Verão Estimulando a Economia Carioca’, a Semana Empreendedora marcou o inicio das atividades da edição de 2013 do Shell Iniciativa Jovem, programa da Shell executado pelo CIEDS que incentiva e dá apoio a jovens que desejam ter seu próprio negócio.

Os três dias de evento contaram com a participação de empresas que hoje são referência, tanto pela criatividade, quanto pela sintonia com o Rio de Janeiro. A Escola de Samba Unidos da Tijuca, o Rio Criativo e Cocco Barçante, artista plástico e estilista, foram os convidados da primeira noite do evento, que teve como tema a ‘Economia Criativa’.

Guilherme Velho é chefe-executivo da Incubadora Rio Criativo, projeto da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro que incuba empresas das mais diversas áreas da economia criativa (artes cênicas, artes plásticas, música, turismo, etc), e foi um dos convidados. Segundo ele, o governo brasileiro caminha para a criação de políticas públicas que valorizem a economia criativa, mas o Rio de Janeiro vive um momento novo e ainda precisa aprender a lidar com as oportunidades do setor. “Há uma grande diferença entre criatividade e inovação. A criatividade é pensar em coisas novas, a inovação é fazer com que essas ideia novas gerem valor. É preciso pensar nisso.” Disse.

O segundo dia de palestras teve ‘Alimentação’ como tema norteador e levou Fabio Lewin, sócio-fundador da Coco Legal e Raphael Krás, fundador do Hareburger, como convidados. Os dois, jovens visionários e ousados, contaram suas histórias de vida, que se entrelaçam com a história de seus negócios. Para Fabio, que foi participante do Shell Iniciativa Jovem, o mais importante é acreditar na força de sua ideia e não desistir. “Meu pai e meu irmão nunca acreditaram na minha empresa, hoje são meus sócios. Ser empreendedor não é fácil, até hoje minha avó me pergunta se eu não vou arrumar um emprego.”

O terceiro e último dia de evento levou representantes da Intarget, Flytour e e-Trilhas para debater sobre Esporte e Turismo, temas fortes no Rio de Janeiro. A Intarget é formada por uma equipe multidisciplinar de consultores especializados em gestão estratégica do segmento de atividades físicas e desportivas, a Flytour é um grupo com cinco divisões de negócios de soluções em turismo, atendendo mais de 4 mil agências de viagens em todo o Brasil e a e-Trilhas é uma empresa que integra visitantes ao estilo de vida e cultura nos destinos turísticos cariocas, oferecendo roteiros de caminhadas, trilhas e informações qualificadas que diversificam a oferta, mobilizam o mercado local e aumentam o tempo de permanência do turista.

Os três palestrantes abordaram as transformações que o turismo e o esporte têm sofrido nos últimos anos e como os dois temas conversam entre si. Silvia Galter, jovem que soube do evento através de buscas sobre empreendedorismo na internet, foi aos três dias e ficou muito feliz de ter participado dos debates. “Tenho o sonho de ter meu próprio negócio e é muito importante encontrar pessoas que já sonharam também e hoje vivem disso. Tenho mil ideias na cabeça e ouvindo esses empresários você percebe que não é só você que é assim, você começa a ver que as suas ideias têm tudo pra dar certo, é só seguir um caminho.”

Assim como o Shell Iniciativa Jovem, as palestras foram gratuitas e abertas ao público. Para fazer parte do Programa é necessário ter entre 20 e 34 anos, ensino médio completo, perfil empreendedor e vontade de ter seu próprio negócio. Os jovens inscritos passam por um processo de seleção até serem aprovados. As inscrições estão abertas em http://iniciativajovem.org.br/.