• Compartilhar

Segunda Edição do Programa Vencer - Inscrições Abertas

Notícia
10 dezembro 2003
Segunda Edição do Programa Vencer - Inscrições Abertas

A premissa do programa é que a formação da juventude é investimento no crescimento econômico do país. O processo de formação do Vencer é focado no mercado de trabalho, buscando a real inserção dos jovens beneficiários. Para isso, o projeto oferece um tipo de capacitação profissionalizante que inclui o desenvolvimento das habilidades comportamentais e técnicas especificas da profissão escolhida, e também oferece uma vivência prática, supervisionada, para que os participantes tenham uma experiência real de trabalho.

A Capacitação Profissional, feita pelo SENAI, oferece os Cursos de Técnicas de Assistência e Suporte (Informática), em Honório Gurgel, e Telemarketing, em Vicente de Carvalho e em Bonsucesso. Serão abertas 100 vagas. O CIEDS faz a coordenação operacional, o Treinamento Básico, com atividades esportivas e atividades em sala de aula, e acompanha e monitora todo o Programa. Integrar esporte e qualificação profissional – idéia de Pelé A idéia de realizar um programa com as características do Vencer surgiu de um encontro realizado em 2000 entre o Pelé, o então presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Enrique Iglesias e o ex-secretário de Estado norte-americado Henry Kissinger.

Neste encontro, Pelé sugeriu ao BID que o futebol fosse utilizado como uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento econômico e social dos jovens na América Latina. Depois de um processo de negociação, e após a elaboração do currículo básico do Programa foi feito um projeto piloto com jovens da comunidade do Cantagalo/Pavão, no Espaço Criança Esperança, no Rio de Janeiro. Em maio de 2006, o Programa foi lançado no Equador, em junho de 2006 no Uruguai e iniciado em outubro de 2006 no Brasil.