• Compartilhar

Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CIEDS, inaugura mais dois polos de combate à dengue

Notícia
17 janeiro 2012
Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CIEDS, inaugura mais dois polos de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com o Cieds, inaugurou mais dois polos de combate à dengue no Rio de Janeiro, uma estratégia da Prefeitura do Rio para enfrentamento da doença e orientação aos pacientes. Os centros de atendimentos ficam localizados no Hospital Francisco da Silva Telles, em Irajá, e no Hospital Rocha Maia, em Botafogo, e foram abertos em 10 e 16 de janeiro, respectivamente.

Ao todo, 85 profissionais da saúde atuam em cada um dos polos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, sanitaristas e copeiros. “Eles são profissionais com experiência em emergência e em outras grandes campanhas, como a epidemia da gripe h1n1. Isso agiliza e dinamiza o atendimento no dia a dia”, explica a assessora técnica do projeto pelo Cieds, Aldeli Carmo. 

Os polos de atendimento, que vão funcionar até junho de 2012, atuam em três frentes: prevenção, diagnóstico e tratamento. A prevenção é um ponto estratégico nestes polos, principalmente na Zona Norte e Oeste, onde são verificados mais casos de dengue. 

Os pacientes têm acesso a consultas, avaliações, exames, medicação, acompanhamento, orientações e, quando necessário, hidratação. Com o crescimento das notificações de dengue hemorrágica e o aparecimento dos primeiros casos de dengue tipo 4, o papel da prevenção se intensifica nesses polos.

“Em Botafogo, estruturamos o polo com equipamento, material e equipe apenas em quatro dias úteis. A questão da logística sensibilizou toda a organização em torno da montagem do centro”, explica Aldeli. “Já em Irajá, que está mais tempo em funcionamento, podemos observar que houve uma maior integração da equipe, possibilitado a troca de informações entre os próprios funcionários”, conclui. 

Os polos de atendimento funcionam 24 horas durante os sete dias da semana e têm estrutura para receber 300 pessoas por dia. Apenas em Irajá foram mais de cem atendimentos e mais de 80 notificações de casos de dengue nesses primeiros dias. 

Além da implementação de mais de 20 centros de atendimento o Plano de Combate à Dengue para o verão de 2012, lançado em 31 de agosto de 2011 pelo prefeito Eduardo Paes, contempla ainda reforço e treinamento dos profissionais, ampliação do número de agentes de saúde e aquisição de equipamentos, entre outras ações.