• Compartilhar

Rio+Social: Empreendedorismo e Elaboração de Projeto

Notícia
15 dezembro 2014
Rio+Social: Empreendedorismo e Elaboração de Projeto

Durante seis semanas, 35 agentes de campo que atuam em 20 territórios com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro passaram por uma capacitação em Empreendedorismo e Elaboração de Projeto Social, no Centro de Convenções da SulAmérica, na Cidade Nova.

O projeto, financiado pela SulAmérica Seguros e Previdência e executado pelo CIEDS, em parceria com o Instituto Pereira Passos, para o Programa Rio+Social, surgiu da demanda apresentada pelos próprios agentes, que recebem capacitações semanais e solicitaram temas que os ajudassem a estruturar  ideias de projetos.

Com temas como Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Elaboração de Projetos, Orçamento e Prestação de Contas e Captação de Recursos, o objetivo do curso foi oferecer uma visão abrangente sobre os novos conceitos que envolvem as questões de sustentabilidade e responsabilidade social dentro das organizações sociais e comunitárias.

Durante o período de capacitação, os agentes se dividiram em grupos e escreveram projetos de acordo com temas de interesse comum entre cada um deles. A última etapa aconteceu no dia 28 de novembro e contou com a entrega dos certificados e a apresentação destes projetos para uma banca avaliadora composta por Pedro Veiga, coordenador do Programa Rio+Social, Adriana Boscov, superintendente de Sustentabilidade Empresarial da SulAmérica, Fábio Muller, diretor executivo do CIEDS.

“A apresentação dos projetos a uma banca é um impulso para que eles estruturem melhor seus projetos, possam defendê-los, receber um retorno, estruturar o projeto na fala e ouvir uma opinião externa.”, afirmou a assessora de Mobilização e Parceria do programa Rio+Social, Cristiana Tepedino. 

Para Marcia Pinto, gestora de projetos do CIEDS, o mais rico do projeto foi ver a evolução dos participantes. “No início eles tinham muitas dúvidas sobre questões importantes de projetos sociais. Na apresentação pudemos ver a evolução deles ao longo do curso, com projetos mais estruturados e passíveis de realização.