• Compartilhar

Rio de Janeiro se encontra em estágio de epidemia e Polos de Atendimento à Dengue ganham ainda mais importância nesse momento

Notícia
25 abril 2012
Rio de Janeiro se encontra em estágio de epidemia e Polos de Atendimento à Dengue ganham ainda mais importância nesse momento

Na última terça-feira, dia 24 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a quinta epidemia de dengue no Rio de Janeiro. A cidade, que passou por epidemias em 1987, 1992, 2002 e 2008 já identificou no ano de 2012 mais de 50.000 casos da doença e registra mais uma epidemia, pois apresenta mais de 300 infectados em cada grupo de 100.000 habitantes, sendo este número crescente.

Hans Dohmann, Secretário Municipal de Saúde, afirma que o número de infectados é menor do que nas outras vezes e que a situação está sob controle, pois a epidemia já era esperada. Ele atribui à ampliação da rede de assistência aos doentes a diminuição do número de infectados e de mortes desse ano.

Em matéria ao Bom Dia Rio do dia 25 de abril, Dohmann visita o Polo de Atendimento à Dengue do Hospital Rocha Maia, o qual foi apontado como um dos mais bem preparados. Este é um dos Polos Sob a gestão CIEDS, que atende 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença e só no mês de abril recebeu um total de 1137 pacientes, sendo 344 notificados como casos suspeitos de dengue.

Segundo Aldeli Carmo, coordenadora do CIEDS no Projeto de Polos de Atendimento à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o maior desafio nesse momento é conscientizar a população de que cada cidadão individualmente é responsável pela saúde de toda a cidade. “Cada um deve entender que um vasinho de planta em casa pode prejudicar a si mesmo, ao vizinho e a toda a cidade. É uma questão de mudança de atitude."

O CIEDS coordena o Polo do Hospital Rocha Maia, em Botafogo e do Hospital Francisco da Silva Telles, em Irajá.

Para assistir à matéria do Bom Dia Rio acesse: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/focos-de-dengue-estao-concentrados-nas-casas-dos-cariocas-diz-secretario.html.