• Compartilhar

Rede fortalece a construção de uma Cidade Inteligente

Notícia
28 julho 2015
Rede fortalece a construção de uma Cidade Inteligente

Para fomentar a promoção de um novo padrão de desenvolvimento na cidade, as entidades participantes da Rede se reuniram para apresentar os desdobramentos e os resultados já alcançados.

A Rede Sustentável de Relacionamento na Cidade Inteligente Búzios vem formando, desde 2013, um canal de articulação com as principais entidades de Búzios. Projeto da Ampla em parceria com o CIEDS, a Rede reúne 40 entidades divididas por setores em seis Câmaras Técnicas. 

O objetivo é debater e propor ações sobre temas que envolvem a construção da Cidade Inteligente Búzios, especialmente os conceitos de sustentabilidade e inovação. A expectativa é que a partir do fim de 2015 a Rede esteja consolidada e empoderada para dar prosseguimento às suas ações de forma autônoma e continua.

Para Gislene Rodrigues, responsável pela área de Integração e Desenvolvimento Social da Ampla, o projeto atingiu o objetivo principalmente porque as entidades se apropriaram da Rede. “É extremamente gratificante ver alcançados os resultados do que planejamos lá no início. Ouvir hoje os depoimentos dos participantes da Rede e perceber que eles se apropriaram desse processo é ter certeza que Búzios continuará a se fortalecer como uma Cidade Inteligente.”

Segundo Melissa Prochnik, do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica, o que mais motivou o fortalecimento da Rede e, consequentemente, o trabalho para a consolidação da Cidade Inteligente Búzios foi perceber-se enquanto organização e sair do sonho para a ação. “O papel do CIEDS na moderação da Rede foi mostrar que nós somos importantes e capazes de sair do sonho, do planejamento, e partir para a ação. Hoje temos vários projetos em andamento e conseguimos trabalhar em conjunto apesar de sermos diferentes organizações.”

O Seminário contou também com apresentação de circo com os jovens do projeto Círculo Social e de balé da Associação dos Cem Braças, entidades participantes da Rede.