• Compartilhar

Raio-X do voluntariado empresarial

Notícia
6 março 2017
Raio-X do voluntariado empresarial

O Brasil tem se destacado no cenário do voluntariado empresarial pela qualidade dos trabalhos realizados. Se depender das empresas-membro do CBVE - Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, que tem o CIEDS na Secretaria Executiva, o país será cada vez mais referência no assunto.

Para mapear a situação atual das 20 empresas que participam do Conselho, o CIEDS realizou uma pesquisa que revelou tendências do voluntariado empresarial. 

Uma das descobertas da pesquisa revela que, apesar de a atividade estar muitas vezes ligada a área de RH, um diálogo maior com outras áreas começa a surgir, assim como uma área própria de voluntariado. Esse diálogo vem sendo reconhecido como fundamental para o sucesso da prática. 

Outra tendência é o alinhamento entre as ações de responsabilidade social e os objetivos estratégicos dos negócios. O voluntariado tem sido cada vez mais visto como fonte de valor, dentro e fora das empresas. 

Para auxiliar no processo de qualificação do impacto da atividade, o CBVE está desenvolvendo indicadores de voluntariado empresarial. Seu principal foco é colaborar com a gestão dos programas das empresas que fazem parte do Conselho. Este conjunto de indicadores também permitirá mensurar os resultados já alcançados, proporcionando comparabilidade e desempenho entre as empresas-membro do Conselho.