• Compartilhar

Rafael Ramos é candidato ao Prêmio Betinho

Notícia
19 setembro 2013
Rafael Ramos é candidato ao Prêmio Betinho

Rafael Ramos da Silva é carioca e fundador do “Responsa Amigos do Morro”, projeto de consciência ambiental que está concorrendo ao ‘Prêmio Betinho – Atitude Cidadã’ por sua valiosa atuação no Rio de Janeiro.

O projeto, que acontece no morro do Querosene, no complexo de São Carlos,  promove oficinas e atividades de conscientização ambiental para crianças e adolescentes moradores da comunidade.

Através do reaproveitamento de resíduos, os jovens participantes produzem instrumentos musicais, além de artigos de moda e design. Entre os materiais reciclados são utilizados computadores, caixas de descarga, tonéis de água, latas de óleo, roupas velhas, câmaras de pneu, entre outros. Todos os instrumentos são pintados de verde e amarelo, inspirados na futura Copa do Mundo. O projeto, que se desdobrou em uma biblioteca comunitária e em diversas ações na comunidade, contribui para melhorar a qualidade de vida local, usando como ferramenta a cultura e a sustentabilidade.

Rafael Ramos, através do ‘Responsa Amigos do Morro’ participa do Projeto Lideranças Comunitárias SulAmérica, executado pelo CIEDS  com financiamento da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, que capacita e fomenta o trabalho de lideranças comunitárias  no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Para ele, concorrer ao Prêmio Betinho já é um grande incentivo para continuar lutando por seus sonhos e por sua comunidade. “Esse prêmio é a primeira janela para que esse projeto ganhe uma dimensão maior” disse Rafael, nas redes sociais, ao pedir a colaboração e o voto de amigos e parceiros.

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, tem como objetivo valorizar e dar visibilidade a iniciativas sociais desenvolvidas em todo o país e reconhecer o trabalho de pessoas que, em seu dia-a-dia, se dedicam à promoção da cidadania.

Embora proponha uma votação, a finalidade maior do Prêmio é incentivar as pessoas a conhecerem o trabalho dos candidatos e, assim, promoverem a divulgação de iniciativas sociais pelo Brasil. O concurso é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP. Em 2013, a sexta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã tem como foco os catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Para votar no Rafael Ramos basta clicar aqui.

Para conhecer mais a iniciativa aqui.