• Compartilhar

Projeto Pontes para o Futuro leva a temática da educação para festejo julino

Notícia
18 julho 2012
Projeto Pontes para o Futuro leva a temática da educação para festejo julino

Na sexta-feira, dia 13 de julho, o Projeto Pontes para o Futuro fez da festa julina da Escola Municipal Santo Tomás de Aquino um momento de troca e aprendizagem. A atividade, que reuniu cerca de 300 pessoas entre estudantes, diretores e professores, contou com barracas típicas dos festejos julinos e surpreendeu os presentes com as barracas do Projeto Pontes para o Futuro, voltadas para a temática da educação.

A comemoração julina teve como tema o centenário do brasileiro Luiz Gonzaga, compositor conhecido como o Rei do Baião que foi estudado pelos alunos na sala de aula e teve sua vida transformada em brincadeira no dia da festa.

Aconteceram diversos jogos lúdicos como ‘basquete da educação’, no qual os graus de dificuldade representavam os diferentes níveis de escolaridade, ‘acerte a sustentabilidade’, onde a cada argola acertada a criança recebia dicas de sustentabilidade escritas pelos próprios alunos dos 8º e 9º anos, além da ‘pescaria da sabedoria’, jogo em que os alunos pescavam livros e recebiam os brindes, e oficina de garrafa pet, na qual os alunos puderam aprender sobre o reaproveitamento e a reciclagem.

O Projeto Pontes para o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social/Instituto Unibanco executada pelo CIEDS, tem como objetivo a ampliação das oportunidades e das perspectivas de crescimento dos jovens e trabalha com os alunos dos 8º e 9 º anos da Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme, bairro da zona sul do Rio de Janeiro.

Para a diretora Bárbara Castro, “a participação do Projeto Pontes para o Futuro na festa julina foi primordial, pois deu outro sentido à festividade, com um caráter educacional e uso da interdisciplinaridade e da valorização da escolarização.”