Projeto PAIS aumenta o desenvolvimento e a vivência das crianças de Santa Cruz em passeio ao Jardim Zoológico

25/05/2012

Passeio educativo proporciona aos alunos a vivência da cidade e o conhecimento sobre o mundo para além do ambiente onde moram.

Na última terça-feira, dia 22 de maio, cerca de 40 alunos da Iniciativa ‘Reforço Escolar Novo Mundo’, apoiada pelo Projeto PAIS, tiveram uma aula sobre o reino animal fora do ambiente escolar. As crianças, de 4 a 9 anos, aprenderam e se divertiram ao conhecerem de perto dezenas de espécies de animais, dentre mamíferos, aves e répteis, em uma visita ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.

O passeio foi importante não só para a diversão e aprendizado das crianças sobre a natureza e os animais, como para a circulação pela cidade e o entendimento deles sobre o ambiente onde vivem. “Para muitos foi também a descoberta de um novo mundo, pois foi a primeira vez que saíram de Santa Cruz, bairro onde moram.” Disse Isabel Assis, gerente do Projeto PAIS pelo Cieds.

Além da Iniciativa ‘Reforço Escolar Novo Mundo’ o Projeto PAIS - Programa de Apoio a Iniciativa Sócio-educativa, da Thyssenkrupp com execução do Cieds, apoia outras cinco iniciativas socioeducativas comunitárias que trabalham no reforço pedagógico das crianças de Santa Cruz no contra-turno escolar. A ideia é fomentar e aprimorar a oferta de projetos no bairro e possibilitar o desenvolvimento dos estudantes locais, não só a partir dos conteúdos passados em sala de aula como também por meio da vivência e do aumento da perspectiva dessas crianças e jovens. 

Para Gina, coordenadora da Iniciativa ‘Reforço Escolar Novo Mundo’, o Projeto PAIS tem possibilitado a ela e às crianças um desenvolvimento além do esperado. “Sozinha, eu não teria condições de realizar tantas atividades, e nem de oferecer o conforto e a oportunidade de aprendizado que as crianças passaram a receber depois da chegada do PAIS” disse ela, também entusiasmada.

Para saber mais detalhes do Projeto PAIS acesse: http://cieds.org.br/670,4,projeto-pais.

Autor: Marina Rotenberg