• Compartilhar

Projeto Orientador Familiar capacita mulheres da Zona Oeste para trabalharem no contato creche-família

Notícia
6 agosto 2012
Projeto Orientador Familiar capacita mulheres da Zona Oeste para trabalharem no contato creche-família

O Projeto Orientador Familiar, executado pelo CIEDS em parceria com a Fundação Itaú Social e a Prefeitura do Rio de Janeiro, teve início na última quarta-feira, dia 01 de agosto, com a apresentação do projeto, seus parceiros e aula inaugural.

Além da presença dos 10 orientadores familiares, diretoras das creches atendidas, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e das Coordenadorias Regionais de Educação (8ª, 9ª e 10ª CRE´s), a equipe do CIEDS e Patrícia Mota Guedes, da Fundação Itaú Social, estiveram no evento de apresentação e falaram sobre as áreas em que o Orientador Familiar tem o intuito de atuar.

Visita domiciliar, parceria com a equipe gestora, comunicação da escola com os pais, organização do espaço escolar, atendimento pais/alunos, jovens lideranças e atividades especiais para os pais são os eixos que nortearão o projeto e que serão abordados nas capacitações da formação inicial, que termina amanhã, dia 07 de agosto, com a última aula antes da entrada efetiva das orientadoras em suas respectivas creches.

O Projeto Orientador Familiar tem como objetivo capacitar mulheres da Zona Oeste do Rio de Janeiro para que trabalhem na aproximação das famílias ao ambiente da creche e vice-versa. A ideia é viabilizar o diálogo, a promoção da educação e dos direitos da infância, transformando o desenvolvimento das crianças em ponto de principal atenção.

Para Nathacha Ferreira, estagiária do Projeto pelo CIEDS, a maior importância da capacitação inicial e das aulas que acontecerão durante todo o projeto é entender o ser criança e a importância do desenvolvimento na infância. “Muita coisa é feita sem saber o porquê, a ideia da capacitação é promover um local de troca e aprendizado e trazer um pouco de teoria para aquilo que é feito na prática.”, diz Natacha.

Durante a atuação nas creches, as 10 orientadoras continuarão tendo aulas semanais em que poderão trocar experiências, aprender conteúdos e tirar dúvidas.