• Compartilhar

Projeto Jovens Mediadores de Leitura visita a Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Notícia
22 agosto 2012
Projeto Jovens Mediadores de Leitura visita a Bienal Internacional do Livro de São Paulo

De 9 a 19 de agosto, ocorreu a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e o projeto Jovens Mediadores de Leitura esteve lá no dia 17 para fazer uma visita. Acompanhados por Ana Lígia Costa - Analista de Projetos do CIEDS, Bruno David Silva, Isabella Alves e Tainara Paz - participantes do projeto passaram uma tarde diferente na Bienal, lugar repleto de bons livros e de pessoas que gostam de ler. Eles passearam nos estandes de editoras, livrarias e distribuidoras e conferiram os lançamentos e as novidades do mercado editorial. Dos três, apenas Isabella já tinha ido a uma edição do evento. Já Bruno e Tainara adoraram conhecer a Feira.

Ler abre portas e janelas da vida. É como diz o tema desta Bienal: ‘livros transformam o mundo, livros transformam pessoas’. Tem tudo a ver com a proposta do nosso projeto”, afirma Ana Lígia.

Ao folhear os livros, os jovens identificaram quais eram mais apropriados às mediações de leitura. Com muitos desenhos e enredo infantojuvenil. Uma consciência que mostra a sintonia entre eles e o público que ouve as histórias. Também se entusiasmaram com a tecnologia aplicada à leitura, experimentando aparelhos que permitem ler e armazenar livros digitais e outros que possibilitam a interatividade.

“A Bienal reúne diversos gêneros literários, além de atividades culturais e de entretenimento. É importante na formação dos nossos jovens, como leitores. Lá ainda, eles exercitaram um novo olhar: de pensar o conteúdo, o público – um olhar de mediador”, ressalta Ana Lígia

Com os livros, aprendemos, exercitamos a imaginação, nos divertimos. Eles proporcionam a nós momentos únicos e mágicos. Seguindo uma música de Caetano Veloso “os livros que em nossa vida entraram / são como a radiação de um corpo negro / apontando pra expansão do universo/ porque a frase, o conceito, o enredo, o verso/ (e, sem dúvida, sobretudo o verso)/ é o que pode lançar mundos no mundo”. Para o projeto, a ida à Bienal foi muito enriquecedora, pois apresentou aos jovens participantes outras possibilidades de se relacionarem com a leitura. Isso amplia a visão deles e se reflete diretamente na atuação de cada um nas associações atendidas.