• Compartilhar

Projeto ECCA - SP visita o mundo mágico de Escher

Notícia
21 julho 2011
Projeto ECCA - SP visita o mundo mágico de Escher

Os adolescentes que participam das atividades do projeto Atenção Urbana – Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, o ECCA – Sé, gerenciado pelo CIEDS São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMADS, tiveram uma tarde incrível ao visitar o Centro Cultural Banco do Brasil e serem recebidos por um monitor que os apresentou ao Mundo Mágico de Escher.

A mostra é a mais completa exposição dedicada ao artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher já realizada no Brasil. O CCBB exibe 95 obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo um filme apresentado em 3D que encantou aos meninos e meninas do ECCA e também aos educadores que os acompanharam.

As obras causam espanto e brincam com a percepção do expectador utilizando ilusões de ótica, espelhos e muita tecnologia. Escher, o artista que representa construções impossíveis, infinitude, ilusões e espanto, foi o artista perfeito para conduzir nossos adolescentes pelo mundo mágico da arte e estarem pela primeira vez dentro de um museu.

Esta atividade fora do Espaço de Convivência foi uma importante conquista da equipe do projeto, que pela primeira vez teve autorização para sair com os meninos. O resultado foi surpreendente: muitos adolescentes pisavam num espaço cultural pela primeira vez, o que não os impediu de estarem totalmente integrados ao ambiente, aproveitando cada palavra do monitor do CCBB e se envolvendo com o mundo mágico da arte.

O próximo passo desta atividade será realizado em oficina no Espaço de Convivência, em que os adolescentes poderão colocar as suas impressões e se expressar dialogando com Escher e as obras visitadas. Em breve dividiremos com vocês o resultado da oficina.