• Compartilhar

Projeto capacita novos gestores para atuarem em comunidades

Notícia
1 outubro 2012
Projeto capacita novos gestores para atuarem em comunidades

Fortalecimento de projetos de cunho social, cidadania e a atuação do terceiro setor como ferramenta de multiplicação de ações dentro das comunidades, foram os temas abordados durante a primeira aula do projeto “Lideranças Comunitárias 2012”, nesta quinta feira, 27, no Centro de Convenções SulAmérica, localizado no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro. “Lideranças Comunitárias 2012”, é um projeto da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, executado pelo CIEDS, que tem como objetivo formar e capacitar líderes comunitários em elaboração e gestão de projetos voltados para as necessidades das comunidades.

O curso tem como público alvo líderes que atuam nas comunidades do entorno do Centro de Convenções SulAmerica ,ou seja engloba comunidades como São Carlos (Complexo), Morro do Coroa, Rio Comprido, Chacrinha e Guadalupe.  Para Adriana Boscov, superintendente de sustentabilidade da SulAmérica, a iniciativa de implantar este curso, se deu devido ao desejo da empresa se integrar com os moradores das comunidades próximas daquela região.

“As lideranças comunitárias são os pilares da SulAmérica. Capacitar esses líderes, fornecendo a eles  ferramentas e conhecimentos, através de metodologias,  é mais valioso que doar recursos. Através do curso eles aprendem onde buscar os recursos necessários para o desenvolvimento das organizações, tentando assim melhorar suas ações e gestão financeira”, disse Adriana.

O projeto que tem como objetivo capacitar 50 lideranças ao todo nos estados do Rio e em São Paulo, atende a 31 alunos do Rio de Janeiro, é gratuito e tem a duração de aproximadamente três meses. Os coordenadores executivos do CIEDS, Roselene Souza e Fábio Muller (que dará aulas durante o primeiro módulo conceitual do curso) fizeram a fala institucional e destacaram a importância de projetos dentro das comunidades para o avanço do país em termos sociais e financeiros.

Morador há três anos do Morro da Coroa, no Catumbi, Marcos Antônio da Silva, diretor administrativo do Formigar, projeto social voltado para implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e responsável por estimular na comunidade a educação ambiental, ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre os alunos do curso para poder alavancar as ações do projeto dentro das comunidades.

Formigar é gerar renda e emprego para os moradores da comunidade. Acredito que com o aprendizado adquirido no decorrer do curso conseguiremos desenvolver ações dentro da comunidade que possam nos dar subsídios para ampliar cada vez mais as ações do projeto”, destacou Marcos.

Celestino Vieira Rangel coordena o projeto Futuros Craques na comunidade do Fallet, em Santa Teresa, onde treina a seleção feminina de futebol sub 17 e sub 23. Segundo ele é importante aumentar a visibilidade do futebol feminino no Brasil, que há anos tenta ganhar espaço no país. Seu objetivo é ajudar essas meninas que querem seguir carreira como jogadoras de futebol, ensinar conceitos de sociabilidade e promover, através do seu projeto, educação e cidadania entre as jovens.

“O sonho dessas meninas é entrar em um projeto onde possam adquirir uma renda mensal e acredito que este curso me dará embasamento para questionar o cenário pelo qual o futebol feminino está passando e me ajudar a realizar o sonho de cada uma delas”.