• Compartilhar

PROIND finaliza mais um módulo do programa com visita ao Caixa Cultural

Notícia
27 junho 2012
PROIND finaliza mais um módulo do programa com visita ao Caixa Cultural

Mais uma etapa do Proind foi finalizada com sucesso e a equipe e os participantes do projeto saíram para comemorar. Ao final de cada módulo, o PROIND, Programa da Petrobras em parceria com o CIEDS que tem como finalidade a capacitação de pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho, desenvolve uma atividade externa para que os jovens vivenciem experiências fora de suas áreas de trabalho.

Na última terça-feira, dia 26 de junho, a visita ao Caixa Cultural, no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi bastante enriquecedora. Os participantes visitaram duas exposições em cartaz e finalizaram o passeio fazendo suas próprias obras de arte.

A exposição “Séculos Indígenas no Brasil” foi montada em uma estrutura feita de bambu, troncos, palha e argila e apresenta uma nova abordagem sobre a cultura dos povos indígenas brasileiros, proporcionando a reflexão sobre o respeito às diferentes culturas, rituais e hábitos. Para Iris, participante do Proind, “É muito importante aprender sobre culturas diferentes. Se queremos respeito devemos respeitar também aquilo que é diferente de nós”.

A outra mostra visitada “Milton Dacosta, a Construção da Forma” apresentou um dos ícones da arte moderna brasileira aos participantes e aguçou a criatividade que foi usada logo depois na oficina de pintura. Com mediação de funcionários do Caixa Cultural, os jovens e a equipe do Proind foram estimulados a produzir suas próprias obras, colocando no papel um pouco do que viram ao longo da visitação.

O PROIND tem o objetivo de capacitar e inserir jovens com deficiência no mercado de trabalho e oferece aos participantes a oportunidade de atuar em empresas terceirizadas da Petrobras, para que coloquem em prática o que aprendem nos quatro módulos de curso que recebem.