• Compartilhar

Programa ECOA promove formação de Agentes Ambientais

Notícia
3 setembro 2012
Programa ECOA promove formação de Agentes Ambientais

O Núcleo de Sustentabilidade de São Luís do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) promoveu de 6 a 10 de agosto a formação de Educadores Ambientais para os servidores públicos da SEMMAM.

A ideia foi fortalecer o vínculo do ECOA com a Secretaria, resgatar a cultura e identidade organizacional nos servidores, promover descobrimento de cidadania e consciência ambiental e fornecer subsídios para orientar a implementação na prática de ações socioambientais pela Secretaria nas comunidades rurais.

A parte teórica contou com a orientação de Leny Spessotto, Consultora Ambiental do Programa ECOA pelo CIEDS, no Módulo Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis, de Daniel Madorra, Coordenador do Observatório Social da Cidade de São Luís, que apresentou o programa Cidades Justas e Sustentáveis e de Maurício D’Paula, Agente Comunitário Ambiental do ECOA, que tratou a temática do desafio do lixo. Além disso, nessa etapa, foi criada uma comissão para discutir e organizar a Agenda 21 da Secretaria.

No último dia de formação, os servidores puderam vivenciar práticas colaborativas no café comunitário em Igaraú e participaram de trilha ecológica no Parque Ambiental da Alumar, onde foram recepcionados por Joana Burgos e Francisca Fontes, ambas do Departamento de Relações Institucionais da Alumar.

“Os funcionários da Secretaria estavam envolvidos, empolgados e serão futuros parceiros e multiplicadores do nosso Programa”, afirma Leny Spessotto. Já para Rosangela Santos, servidora pública da SEMMAM, a formação veio a “contribuir muito na minha formação pessoal e profissional. Foram muito boas as apresentações, a teoria, a prática. Só tenho a agradecer por tudo isso”

Para a equipe do Núcleo de São Luís, a atividade também possibilitou que os servidores pudessem acompanhar e participar ativamente no processo de formação de 400 Agentes Comunitários Ambientais na região. Ela faz parte do presente de aniversário que o ECOA e a SEMMAM oferecem a São Luís comemorando os 400 anos da capital maranhense.

* O Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental é uma iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o CIEDS.