• Compartilhar

Programa ECOA – Núcleo de Utinga participa da comemoração das bodas de ouro da Sociedade Amigos de Vila Sá

Notícia
9 agosto 2012
Programa ECOA – Núcleo de Utinga participa da comemoração das bodas de ouro da Sociedade Amigos de Vila Sá

Nos dias 3, 11 e 13 de julho, o Núcleo de Sustentabilidade de Utinga (SP) do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o CIEDS, desenvolveu uma atividade especial em comemoração ao 50º aniversário da Sociedade Amigos de Vila Sá, em Santo André. A Oficina Reciclagem Dourada propôs a cerca de 20 idosos do grupo Viva uma forma de transformar garrafa PET em estrelas e flores para decorar o salão da Sociedade no dia da festa. Com isso, o Núcleo sensibilizou o público a pensar questões ambientais, apresentando os 5Rs (reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar). O público gostou muito da atividade e uma das participantes disse que levará a ideia  ao Piauí, onde seus familiares moram.

 As estrelas e flores ganharam um tom dourado seguindo a cor da boda de 50 anos da Sociedade e deixaram ainda mais bonita a festa. Todos os convidados notaram os enfeites especiais e adoraram. A equipe do Núcleo, além de realizar a oficina, coordenou a decoração do espaço e esteve presente no dia da festa, comemorando também essa iniciativa que partiu do desejo coletivo dos moradores da Vila Sá. Participaram do evento o prefeito do Município de Santo André, dr. Ravin Aidan e a primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Denise de Fátima . Ela apreciou a decoração e entrou em contato com Sara Cristina Faria, articuladora social do Núcleo de Utinga para saber mais informações sobre o Programa ECOA.

“A oficina Reciclagem Dourada foi muito bacana. Obtivemos um excelente resultado na festa, onde todos os convidados se impressionaram com a decoração. A primeira-dama Denise, que eventualmente faz artesanato na sociedade, apreciou o nosso trabalho. Alegrei-me muito com essa oficina”, destaca Sara.

Para o Núcleo de Utinga, eventos como esse potencializam as ações do Programa ECOA e mostram que não só os materiais sofrem transformações: as pessoas, as comunidades e o meio ambiente também mudam positivamente.