• Compartilhar

Programa ECOA lança Projeto sobre Recolhimento de Óleo de Cozinha

Notícia
22 maio 2012
Programa ECOA lança Projeto sobre Recolhimento de Óleo de Cozinha

O Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, que é uma iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o CIEDS, tem por objetivo a promoção de oficinas e eventos temáticos ambientais, cursos e capacitações, atividades lúdicas culturais, sociais e esportivas, bem como o fomento de rede social colaborativa para o fortalecimento de parcerias em ações socioambientais.

Com base nestas diretrizes, o Núcleo de Sustentabilidade Machadinho lançou um novo projeto intitulado de “Projeto Recolhimento de Óleo de Cozinha Usado”, com o objetivo de recolher o óleo que é descartado inadequadamente, como nos ralos das pias e no solo, para transformá-lo em Sabão Ecológico que será feito por mulheres de baixa renda da Vila Baixa de Maximiliano de Almeida (RS). 

O Projeto foi lançado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Madre Cândida Justina, com as turmas de 5ª a 8ª séries. A participação da escola mostrou-se de suma importância, pois o foco do projeto será o de conscientizar as famílias dos estudantes, arrecadando o óleo utilizado nas suas casas. Além disso, a ideia é que os alunos influenciem bares e restaurantes do município com relação ao descarte consciente. 

Para incentivar a participação das crianças, o projeto traz oficinas e gincanas ambientais, buscando a integração social junto da conscientização ambiental.

O óleo de cozinha que é descartado inadequadamente causa impermeabilização do solo e consequentemente problemas com enchente e, por isso, existe a necessidade da conscientização das pessoas para que seja dado o destino correto para este óleo.