• Compartilhar

Programa ECOA inaugura Núcleo de Sustentabilidade Utinga

Notícia
17 abril 2012
Programa ECOA inaugura Núcleo de Sustentabilidade Utinga

O Instituto Alcoa e o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável - lançaram na tarde do dia 16 de abril, o 10º Núcleo de Sustentabilidade Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental - durante uma cerimônia no auditório do Centro Universitário da Fundação Santo André.

O evento que celebrava a instalação do Núcleo no município de Santo André, contou com a apresentação musical do Grupo do Programa Projovem de Utinga e presenças ilustres como a Sra. Ednéia Saleme, representando a Secretaria de Inclusão Social, o Sr. Marcelo Lomelino, diretor de assuntos institucionais na América Latina e Caribe da Alcoa, Sr. José Carlos Cattel, diretor de extrudados na América Latina da Alcoa, Sr. Ruberval Valvassori, gerente de EHS da unidade local da Alcoa, e a Sra. Elisabeth Alvarenga, coordenadora Executiva do CIEDS.

Conforme relatou Rafael Lira, Assistente do projeto “o novo Núcleo de Sustentabilidade terá o foco inicial de suas ações no distrito de Utinga e desenvolverá atividades que visam ao fortalecimento da comunidade para uma atuação contínua e focada no desenvolvimento social e econômico por meio da educação ambiental”. Entre as ações a serem implementadas, destacam-se a sensibilização para a temática ambiental, articulação e mobilização comunitárias, cursos e oficinas, além da construção de um plano de ação comunitário e a realização de eventos com a temática ambiental”.

E com esse lançamento, o Núcleo ECOA de Santo André, liderado pelo gestor David Bezirganian e sua equipe formada por Sara Beloto e Renivaldo Rodrigues e os educadores ambientais: Rodrigo Barbassa e Débora Alves, iniciou suas atividades divulgando o Curso de Agentes Ambientais.

A proposta do curso é que, além dos conteúdos teóricos e outros temas, como desenvolvimento local e comunicação comunitária, tenha interface com as atividades educativas que acontecem ao longo da trilha e, mais ainda, com a realidade local e seus diferentes atores sociais que, uma vez mobilizados pela equipe local e agentes, se identifiquem com o Programa e possam ser multiplicadores dessa iniciativa que visa gerar benefícios para todas as pessoas e instituições envolvidas no processo.

Para mais informações ou interesse em participar das atividades, ligue para 0800 770 0363 ou envie um e-mail ecoa@cieds.org.br.