• Compartilhar

Profissionais com deficiência sob um novo olhar no ambiente de trabalho

Notícia
18 maio 2012
Profissionais com deficiência sob um novo olhar no ambiente de trabalho

Quinta-feira, dia 10 de maio, foi um dia diferente para 11 funcionários da Petrobras. Ao invés de iniciarem um dia comum, com suas tarefas cotidianas, eles participaram da Oficina ‘Vivendo a Diversidade’, promovida pelo Proind - Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho, da Petrobras em parceria com o Cieds.

Hoje, 15 jovens com deficiência estão no programa Proind, prestam serviço à Petrobras, além de participarem de cursos relacionados às áreas de atuação, atividades culturais e palestras periódicas.

 O programa, não só capacita jovens com deficiência para o mercado de trabalho, como realiza atividades com os funcionários da Petrobras com o intuito de conscientizá-los e sensibilizá-los sobre a importância da inclusão dessas pessoas.

 Os convidados para a Oficina trabalham e interagem diariamente com os jovens participantes do Proind e tiveram, em uma reunião descontraída, a oportunidade de tirar dúvidas, dividir histórias, compartilhar sentimentos e, principalmente, pensarem a deficiência da perspectiva da realização e superação.

 Indo além das expectativas dos funcionários, a atividade se distanciou muito do modelo convencional de palestra e deu a eles um espaço para interação, participação e acima de tudo, reflexão. Os participantes foram estimulados a lembrarem seu primeiro emprego, falarem de seu cotidiano de trabalho, revelarem suas maiores dificuldades e reviverem suas sensações ao realizarem um grande sonho.

 As respostas foram das mais diversas e trouxeram, espontaneamente, situações que eles vivem no dia-dia com os jovens do Proind. Para Danuza Martins, funcionária da Petrobras, a oficina foi muito importante para o esclarecimento de dúvidas, troca de experiências, reflexão sobre a deficiência e, principalmente, para conhecer a abrangência do Proind e enxergar a responsabilidade que ela e seus colegas têm no sucesso do Programa, por trabalharem diretamente com os meninos.

 A atividade aconteceu no prédio do CIPD, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, e foi coordenada por Rosiclea Gasperazzo Meneses, Zaine Sadala e Maria Cristina Augusto, equipe do Cieds responsável pelo Programa.