• Compartilhar

Procurando novos talentos

Notícia
23 março 2017
Procurando novos talentos

Como funciona um processo seletivo? Para muitas pessoas, e empresas, escolher alguém para integrar a equipe envolve uma série de processos rígidos. Mas e se houvesse outra maneira de fazer isso? De forma mais dinâmica e, de quebra, divertida?

Essa foi a proposta do LiveWIRE Weekend, o final de semana que reuniu os 180 empreendedores aprovados na primeira fase de entrevistas do Programa Shell Iniciativa Jovem. Nos dias 17, 18 e 19 de março, sexta, sábado e domingo, os empreendedores foram convidados a viver uma experiência única no espaço Rua City Lab, no centro do Rio.

O evento começou na sexta com palestras inspiradoras de três empreendedores que têm uma relação bem próxima ao Iniciativa Jovem: Pedro Salomão, Victor Piranda e Henrique Drumond. Pedro é fundador da Rádio Ibiza e participa da banca avaliadora de projetos do Programa desde 2012. Victor é empreendedor do Clube Orgânico, negócio que conecta produtores de alimentos orgânicos com consumidores e foi finalista da Feira de Projetos do Programa em 2014. E Henrique é sócio da Insolar, projeto de democratização da energia solar em comunidades do Rio, ganhador da Feira do mesmo ano.

“Há pouco tempo eu estava com a mesma expectativa dos empreendedores que estão aqui hoje, pensando em como aproveitar a oportunidade dada pelo Programa e tirar do papel nossa ideia de negócio. Vi o quanto conseguimos avançar de lá para cá graças a ele”, diz Henrique. 

Sábado foi dia do Desafio Empreendedor, que abordava as megatendências do mercado atual. Os empreendedores puderam participar de atividades em grupo, mostrar seu potencial e um pouco das boas ideias de negócios que têm.  

Uma delas é a do empreendimento E SOS, aplicativo que permite acionar os serviços de emergência da polícia militar, guarda municipal, bombeiros, SAMU ou ambulâncias particulares. O empreendedor desse “uber para emergências”, Rodrigo Mori, foi um dos que participou do LiveWIRE Weekend: “Nesse final de semana espero conhecer mais sobre o Programa e, caso seja selecionado, poder agregar conhecimento ao meu negócio e alavanca-lo”.

O evento se encerrou no domingo com o DemoDay, em que os empreendedores tiveram 3 minutos para apresentar seus negócios  para uma banca de avaliadores voluntários. A ideia era usar os talentos pessoais de cada um para causar impacto e convencer a todos que seu negócio é viável.

“Quem acredita no empreendedorismo e no desenvolvimento da cidade tem que ser apaixonado pelo Programa Shell Iniciativa Jovem. De tudo que eu vi ligado à empreendedorismo, nada gerou tantos negócios e oportunidades reais quanto o Programa”, diz Pedro Salomão.

Os empreendedores voltaram desse final de semana para casa com sonhos, expectativas e ideias novas na bagagem.  Tudo isso graças a um processo seletivo que inspirou tanto avaliados como avaliadores.

O Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do programa Shell LiveWIRE, uma iniciativa internacional do Grupo Shell presente em 14 países e executado no Brasil pelo CIEDS. O Programa oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.

Para mais informações acesse: www.iniciativajovem.org.br.