• Compartilhar

Primeira Infância é coisa séria

Notícia
15 fevereiro 2018
Primeira Infância é coisa séria

A Primeira Infância é uma das fases mais importantes do desenvolvimento de um ser humano. Durante essa fase, que compreende de 0 a 6 anos, é que aprendemos a nos comunicar e iniciamos o processo de percepção do mundo a nossa volta.

O evento pela Primeira Infância no Rio de Janeiro abordou as perspectivas do Plano Municipal pela Primeira Infância, que revela um panorama da população da cidade que está nessa faixa etária e estabelece prioridades para as ações que foquem nesse público. O evento ocorreu no dia 6 de fevereiro no Auditório da Universidade Veiga de Almeida, no Maracanã.

Oportunidade de diálogo, o evento contou com mesa em que membros dos poderes legislativo, judiciário e executivo comentaram sobre quais ações estão sendo realizadas atualmente para esse público dentro dos cinco eixos do Plano Municipal: Saúde, Educação Infantil, Cultura e Esporte/Lazer, Cidade/Espaço Urbano e Proteção contra às violências contra as crianças.

“O evento de hoje teve uma importância especial, porque mostrou o que conseguimos com toda a articulação que realizamos. Aumentamos as chances de termos uma agenda municipal mais fortalecida e que tenha uma capacidade de implementação que beneficie as crianças de uma forma mais profunda”, diz Irene Rizzini, diretora do CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e professora da universidade PUC Rio, responsável pela fala de abertura do evento.

Membros do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio, que colaboraram com a elaboração do Plano, além de representantes de organizações da sociedade civil, educadores e demais presentes no evento puderam conhecer também a publicação “Crianças e seus Caminhos”, elaborada pelo CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, que estará disponível para download gratuito no site do Centro partir do dia 20 de fevereiro.    

“O Grupo é fundamental. É a mobilização necessária com encontros de expertise, de pessoas que têm conhecimentos e que vêm fortalecer o Plano”, comenta Carla Marise Augusta da Silva, Presidente do CMDCA Rio, que encerrou com sua fala o evento. 

O seminário foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Implementação e Monitoramento do PMPI - Plano Municipal da Primeira Infância - do CMDCA, do qual o CIEDS, o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI / PUC - Rio, o Cedeca - RJ, o Centro de Criação da Imagem Popular - CECIP e a Fundação Xuxa Meneghel fazem parte, com apoio da Universidade Veiga De Almeida e da Fundação Bernard Van Leer. O Grupo é responsável por colocar o Plano em prática, dando a ele maior visibilidade e garantindo que as prioridades elencadas no documento sejam de fato atendidas pelas políticas públicas.

Acesse aqui o Plano Municipal pela Infância.