• Compartilhar

Prevenção na palma da mão

Notícia
29 março 2016
Prevenção na palma da mão

 O CIEDS e a Fábrica de Aplicativos se uniram e criaram um novo app que traz diversas ferramentas para informar os adolescentes sobre métodos contraceptivos e oferece espaços para que os adolescentes possam trocar ideias com outros usuários ou tirar dúvidas com especialistas da área da saúde.

O aplicativo conta com uma seção onde os adolescentes podem localizar as Casas do Adolescente, Unidades Básica de Saúde e Centros de Referência e Treinamento DST/AIDS. Integrado a ferramenta do Google Maps, o app indica o endereço da unidade desejada, os contatos, e apresenta as opções de como chegar até o local, seja de carro, a pé, de transporte público ou de bicicleta.

“Além disso, o app, que foi oficialmente entregue para que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no dia 28 de março, conta com uma seção onde a secretaria poderá realizar pesquisas, em forma de quiz, para compreender o perfil e demanda dos adolescentes e quais são as principais necessidades no campo da saúde sexual e reprodutiva”, conta o consultor de projetos do CIEDS, Marcos Paulo Reis.

A ideia de criar este app surgiu após a finalização do Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde e executado pelo CIEDS. O Prêmio foi um concurso aberto a adolescentes, de 10 a 19 anos, residentes no estado de São Paulo, que tiveram acesso a uma série de materiais e desenvolveram apps sobre saúde sexual e reprodutiva, por meio de uma plataforma de fácil navegação.

Após centenas de aplicativos terem sido criados por adolescentes de diversas regiões do estado de São Paulo, e os melhores serem premiados com smartphones, o CIEDS, junto com a Fábrica de Aplicativos, convidou o vencedor do concurso, Jhonatan Galante, de 19 anos, para criar um app oficial para o Programa Saúde Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

“Atualmente é difícil para o adolescente encontrar informações confiáveis sobre gravidez, métodos contraceptivos e DSTs. No app eles têm tudo isso a disposição além de poder conversar com outros jovens e especialistas em saúde”, afirma Jhonatan, que também criou o app Gravidez na Adolescência, que foi o vencedor do Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente e lhe rendeu como premiação uma viagem para San Francisco, nos EUA, para participar de um evento de saúde e tecnologia entre os dias 22 e 27 de abril.

Até o dia 15 de abril, o app contará com uma seção onde você pode escolher o nome do app. Para baixar basta acessar do seu celular o link app.vc/ saudeadolescentesp. Também é possível fazer a navegação por desktop, entretanto algumas opções, como de mapas, não são habilitadas para este formato. Em breve o app também estará disponível nas lojas Google Play e Apple Store.