• Compartilhar

Prefeitura de Teresópolis lança NOVO PROMAJ em parceria com o CIEDS

Notícia
17 maio 2022
Prefeitura de Teresópolis lança NOVO PROMAJ em parceria com o CIEDS

Ontem, dia 16 de maio, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), deu o pontapé inicial ao NOVO PROMAJ - Programa de Atendimento ao Jovem, em conformidade com a Lei Complementar Municipal nº 292, de 2 de julho de 2021. Serão 288 jovens capacitados e incluídos no mercado de trabalho nas áreas de Rotativo - Gestão e Atendimento ao cliente; Gestão Pública; e Educação.

Segundo o Censo Demográfico de 2010 produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de jovens entre 15 e 24 anos na cidade de Teresópolis é de 26.941, o que representa 16,45% do total de habitantes. Porém, apesar de representar quase 1⁄5 da população, os jovens teresopolitanos, assim como grande parte da juventude brasileira, ainda enfrenta diferentes barreiras para sua autonomia e inserção no mercado de trabalho.

Esses dados refletem a pressão e a dificuldade do início da vida profissional dos jovens, com efeitos para além do curto prazo, uma vez que, restritos a atividades informais e de baixa remuneração, torna-se ainda mais difícil acumular experiência profissional a longo prazo, cenário que afeta de maneira ainda mais acentuada a juventude pobre, negra e periférica.

“O projeto buscará criar oportunidade para os jovens que mais precisam de inserção qualificada no mercado de trabalho, gerando novas perspectivas pessoais e profissionais, contribuindo com o desenho do projeto de vida e ampliando, assim, a confiança desse jovem teresopolitano no futuro. O CIEDS se soma à Prefeitura Municipal de Teresópolis na concretização da mística: um trabalho muda uma vida” diz Fabio Muller, Diretor Executivo do CIEDS.

O NOVO PROMAJ visa fomentar o exercício da cidadania e oferecer oportunidade de experiência profissional a adolescentes e jovens de famílias inscritas no Cadastro Único, por meio de formação teórica e prática em estratégias de gestão pública no atendimento à clientes do estacionamento rotativo da cidade, no suporte às Secretarias Municipais e às unidades escolares da cidade de Teresópolis. 

Serão selecionados 288 jovens com idade entre 14 e 22 anos, conforme requisitos do EDITAL DE SELEÇÃO DE JOVENS DO NOVO PROMAJ - 2022. A inscrição para o Projeto PROMAJ poderá ser feita a partir de 16 de maio de 2022: INSCREVA-SE!

O edital na íntegra pode ser acessado em aqui. 

E se tiver dúvidas não hesite em nos contatar: promaj@cieds.org.br ou pelo WhatsApp (21)99397-8910