• Compartilhar

Pelo direito de ser cuidado

Notícia
5 janeiro 2017
Pelo direito de ser cuidado

Nise da Silveira foi uma mulher a frente de seu tempo. Psiquiatra, defendeu o cuidado humanizado a pacientes com distúrbios mentais internados em instituições manicomiais na década de 1940. Promovendo oficinas de pintura, entre outros tratamentos terapêuticos, Nise queria que os pacientes reatassem seus vínculos com a sociedade. Hoje, o hospital em que trabalhou, leva seu nome e as obras de muitos de seus pacientes integram o Museu de Imagens do Inconsciente no mesmo local.

Desde 2011, o Instituto Municipal Nise da Silveira conta com a cogestão realizada pelo CIEDS e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O trabalho desenvolvido oferece  a infraestrutura necessária para que seus pacientes tenham uma vida digna e possam ser reintegrados à sociedade. As principais ações realizadas focam na reabilitação, autonomia e garantia de direitos.

O cotidiano da internação é diferenciado com a alegria do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, que rompe seus muros e resgata o carnaval de rua carioca. Reunindo internos, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências, o Bloco promove uma forte integração com a comunidade. 

Assim, o CIEDS garante que o trabalho de cuidado iniciado por Nise da Silveira tenha continuidade para todos aqueles que estão hoje no Instituto.

Você pode conhecer mais sobre a história de Nise da Silveira e o Instituto que leva seu nome no filme "Nise - O coração da Loucura".