• Compartilhar

Paz no Céu de Copacabana

Notícia
10 dezembro 2003
Paz no Céu de Copacabana

O Projeto Pax Urbana, do CIEDS e da União Européia, convidou Max Cardoso, o Max das Pipas, para dividir sua paixão e sua técnica, ensinando os participantes a soltar pipa com segurança. Crianças e adolescentes da Escola Municipal São Tomás de Aquino encheram a Praça Almirante Júlio de Noronha, fazendo suas pipas e colocando no ceu suas mensagens de paz. Os pequenos pediam um mundo melhor, mais amor, menos violência e mais alegria.

A PiPaz também discutiu com jovens e crianças a importância de estar atento às questões de segurança no momento da diversão com as pipas. São orientações como soltar pipas em lugares abertos, como campos de futebol, praias e parques; manter distância de locais de tráfico e motos e bicicletas; não empinar pipas perto de redes elétricas e não usar cerol. O Pax Urbana capacita jovens entre 15 e 29 anos na área de teatro, música e produção cultural para desenvolver projetos de intervenções artísticas no meio urbano.

A idéia é discutir o convívio humano e enfrentamento de situações como a violência, a relação entre pessoas diferentes, civilidade, e propor o debate com a população por meio das intervenções, performances, instalações. O Pax Urbana quer contribuir para modificar padrões de relacionamento, e junto com os jovens discute questões de cidadania e direitos humanos, enfocando relações de gênero, discriminação racial, sexual, cultural, e pessoas com deficiência.

As intervenções na cidade são programadas a partir das discussões temáticas. Cada intervenção é um projeto artístico, desenvolvido pelos jovens participantes, durante as oficinas de criação.