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Passeio ao Museu da Vida encanta e estimula a curiosidade de jovens participantes do Projeto Pontes para o Futuro

Notícia
28 maio 2012
Passeio ao Museu da Vida encanta e estimula a curiosidade de jovens participantes do Projeto Pontes para o Futuro

Células, microorganismos, tabela periódica, processo de evolução, ondas sonoras, vida em uma gota d´água: tudo isso parece muito distante e complicado de entender, mas quando se pode ver, sentir e tocar, a ciência se descomplica e temos a dimensão de que ela está em nossas vidas o tempo todo.

Foi com o objetivo de trazer a ciência para a vida dos jovens que, sexta-feira, dia 25 de maio, o Projeto ‘Pontes para o Futuro’ levou os alunos para um passeio ao Museu da Vida, instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ideia era, principalmente, informar e educar os jovens para ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, através de atividades interativas. 

O Projeto ‘Pontes para o Futuro’ é uma iniciativa da Fundação Itaú Social/Instituto Unibanco, executada pelo Cieds, que beneficia os alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal São Tomás de Aquino, no Rio de Janeiro, tendo como objetivo a ampliação das oportunidades e das perspectivas de futuro dos jovens, por meio do aumento de seus repertórios, atividades extra curriculares e passeios pela cidade.

Acompanhados pela Assistente do Projeto, Roberta Castro, e pela professora de inglês da escola, Valeska Braga, os 28 alunos tiveram a oportunidade de caminhar pelas dependências da Fiocruz, visitar o Castelo sede, interagir com a exposição ‘Biodescoberta’ e participar das experiências científicas do Parque da Ciência. 

Para a maioria dos alunos, a visita se tornou uma experiência única, pois foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de ver vida em uma gota d´água através do microscópio, visualizar a função dos elementos químicos por meio de uma tabela periódica interativa e ouvir, ver e sentir os sons, entendendo o funcionamento das ondas sonoras.

Segundo Edmilson Barcellos, mediador da exposição ‘Biodescoberta’, a ideia não é que os alunos saiam com as respostas sobre a ciência, mas, principalmente, com muitas perguntas. Para ele, o objetivo principal é estimular a curiosidade e a vontade de estudar dos alunos.

E parece que a atividade deu certo: “Dá vontade de procurar e descobrir mais para entender realmente o que é” disse a aluna Tamara, do 9º ano. 

Essa foi apenas uma das diversas experiências proporcionadas pelo Projeto Pontes para o Futuro aos jovens alunos. Para maiores informações sobre o projeto, acesse: http://cieds.org.br/674,4,pontes-para-o-futuro.