• Compartilhar

Passaporte para o empreendedorismo

Notícia
12 março 2013
Passaporte para o empreendedorismo

O  Shell Iniciativa Jovem, programa financiado pela Shell e executado pelo CIEDS, realizou na quinta feira, 7 de março , a 1ª edição da ação “Hora Iniciativa Jovem”, que consiste em divulgar o programa por meio de palestras e distribuição de panfletos nas universidades do Rio de Janeiro, estimulando a cultura da sustentabilidade e o empreendedorismo nos jovens visando ao desenvolvimento sócio econômico do país.

A ação atendeu a estudantes de 31 pólos universitários, da zona norte à Baixada Fluminense. Este ano o município de Caxias recebe pela primeira vez o programa Shell Iniciativa Jovem. A empreendedora Luana Landrini, convidada para palestrar para os estudantes do curso de administração da Faculdade Unigranrio, em Duque de Caxias, participou do programa em 2012 e dentre os 23 projetos desenvolvidos, ela conquistou o 3º lugar na “Feira de Negócios Shell Iniciativa Jovem”, com o projeto Lola Manola Acessórios – customização de acessórios em domicílio ou eventos.

Luana falou sobre as dificuldades de montar o próprio negócio, e citou os benefícios que tal escolha lhe trouxe tanto para a vida pessoal como financeira.

“No início eu não acreditava que poderia ter meu próprio negócio. Após passar pelo processo seletivo do Iniciativa Jovem e receber toda a capacitação que o programa proporciona comecei a acreditar nisso e consegui abrir meu empreendimento”, disse Luana.

Após a palestra alguns estudantes se interessarem em participar do programa e tiraram dúvidas com a palestrante. A universitária do 8º período de administração, Lydiane da Silva, de 30 anos, elogiou a iniciativa do programa.

“O programa realmente é muito interessante e motivador. Com a palestra da Luana percebi que nós não temos que desistir de nos realizar profissionalmente, pois na maioria das vezes visamos apenas ao lado financeiro, mas não somos felizes no que fazemos. Pelo que percebi o programa nos dá suporte necessário para colocarmos em prática nossas ideias, sem a ajuda dos pais”.

O empreendedor Thiago Santos, da empresa de salgados “Cheff da Casa - Alimentos”, que realizou a palestra na PUC, está no mercado há mais de dez anos e até hoje faz parte do programa atuando ativamente na RESIJ “Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Iniciativa Jovem”. Thiago apresentou sua trajetória empreendedora falando dos seus desafios desde o início e apontando as transições ao longo dessa jornada.

“Inicialmente havia empreendido em outra área, mas com orientação do programa tive direcionamento e conhecimento necessário para empreender em qualquer área. Empreender acima de tudo é uma atitude, e com essa ferramenta podemos tomar diversos rumos”, ressaltou.

Terminam no dia 17 de março as inscrições para participar do Shell Iniciativa Jovem 2013. Para se inscrever basta ter um perfil empreendedor e idade entre 18 e 34 anos.

www.iniciativajovem.org.br