• Compartilhar

Parceria SulAmérica e CIEDS traz o projeto Lideranças Comunitárias para São Paulo

Notícia
25 outubro 2012
Parceria SulAmérica e CIEDS traz o projeto Lideranças Comunitárias para São Paulo

Em 18 de outubro, no Instituto Dom Bosco (São Paulo), iniciou-se a formação Lideranças Comunitárias, projeto da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimento executado pelo CIEDS. As aulas já começaram no Rio de Janeiro em setembro, também sob coordenação da ONG.

O projeto busca capacitar lideranças de organizações não governamentais, associações de bairro, movimentos sociais que já desenvolvam ações em suas comunidades, fornecendo instrumentos para o exercício da gestão social e da promoção de sustentabilidade. “Entendemos que o curso irá fortalecer o trabalho social e comunitário a favor do desenvolvimento local”, afirma Aline Oliveira, da Superintendência de Sustentabilidade Empresarial da SulAmérica Seguros e Previdência ao dar boas-vindas à turma paulista, formada por representantes de ONGs, associações de bairro e Centro de Educação Unificado (CEU), além de pessoas engajadas com a causa social. Elas vêm de vários bairros da cidade, expandindo a abrangência geográfica inicial de atender quem estava no Jardim Panorama, Real Parque e Jardim Paraisópolis – o que amplia a diversidade de experiências. São 28 pessoas que compreendem o curso como uma oportunidade de aprendizado, aprimoramento e troca de informações.

A programação do projeto Lideranças Comunitárias foi dividida em três eixos: conceitual, gestão e estratégico, que abordam assuntos como direitos humanos, ética e sustentabilidade, estratégias de captação de recursos e gestão de comunicação. Tem duração de três meses e vai até dezembro de 2012. “Os temas foram pensados em parceria com o CIEDS, Instituto Sou da Paz, Instituto Dom Bosco, entre outras organizações”, destaca Aline. Cada aula trata de um tema diferente apresentado por uma colaboradora/um colaborador do CIEDS que, além de dividir sua experiência, promoverá discussão entre teoria e prática.

O grupo demonstrou interesse pela proposta do curso e dispostos a participar, compartilhando seus conhecimentos e refletindo juntos a fim de buscar uma apropriação sobre cada eixo trabalhado. Para o CIEDS, é muito importante desenvolver esse projeto da SulAmérica, e principalmente, trazê-lo a São Paulo, onde há carência de uma formação específica de liderança comunitária. Ainda é uma alegria, poder colaborar com a capacitação e aprimoramento de pessoas, pois a educação traz consciência e empoderamento.