• Compartilhar

Papo reto nas comunidades

Notícia
6 novembro 2015
Papo reto nas comunidades

Uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com supervisão técnica do CENPEC e realização do CIEDS, eles estão dando um show de participação, engajamento e mobilização.

No mês de outubro, os três polos do Programa realizaram o 2º Encontro público em suas comunidades. “O 2º Encontro Público tem como objetivo a realização de três intervenções comunitárias. Os jovens realizaram todo o planejamento e a execução das ações, mobilizaram as comunidades e colocaram assuntos importantes em pauta”, afirma o gerente do projeto Sérgio Pereira.

Na Vila Kennedy foi realizada uma feira cultural, no dia 23, que exaltou a cultura afro-brasileira. A intervenção aconteceu em uma praça da comunidade, que ficou cheia de jovens e coletivos culturais locais, como o Grupo de Capoeira Terra Firme, Roda Cultural de Bangu, Afrografiteiras, além de oficina de dread e batalha de rap.

Já no Andaraí, 57 moradores da comunidade se reuniram, no dia 24, em uma quadra da comunidade para um debate sobre identidade de gênero.

Os Jovens de Batan promoveram um cine-debate no dia 27. Após a exibição de filmes, os jovens discutiram sobre o racismo dentro e fora da comunidade. O evento foi realizado na Praça Santo Adolfo e reuniu cerca de 60 pessoas.

Dihony Ribeiro Perceliano, de 18 anos, morador da Vila Kennedy, ressalta a importância de espaços de debates nas comunidades, como estes proporcionados pelo Jovens Urbanos. “Em pleno século 21 ainda existe preconceito. Pretendemos continuar falando sobre estes temas e conscientizar as pessoas”, afirma o jovem, que teve sua primeira experiência na organização de um evento e pretende seguir profissionalmente na área.