• Compartilhar

Os “comos” e “porquês” do voluntariado empresarial

Notícia
5 maio 2017
Os “comos” e “porquês” do voluntariado empresarial

O voluntariado empresarial chegou para ficar no Brasil. Cada vez mais empresas estão se envolvendo com a atividade e tornando o país referência no assunto. Porém, contrariando o senso comum, há muito mais na prática do que simplesmente fazer o bem.

Foi procurando entender o comportamento, a percepção e a relação das pessoas com o voluntariado que a empresa de consultoria Santo Caos e o Bank of America realizaram, com apoio do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, o “Além do Bem: um estudo sobre voluntariado e engajamento”. Os resultados do estudo, que também contou com o apoio da UN Volunteers e da Associação Brasileira de Recursos Humanos foram apresentados em São Paulo no dia 24 de março e no Rio de Janeiro na última quinta, dia 27 de abril, com o apoio do CIEDS.

“Nós víamos muitas pessoas falando sobre voluntariado, mas poucas falando dos seus resultados, dos “porquês” e dos “comos”. Percebemos que quando falávamos sobre isso, trazíamos uma nova forma de entendimento a elas”, diz Jean Michel Soldatelli, sócio da Santo Caos.

A apresentação carioca dos resultados contou com a presença de membros do CBVE, diversas ONGs, Instituições Sociais e empresas, podendo assim compartilhar conhecimentos com todos e contribuir para o desenvolvimento do voluntariado empresarial no país.

“Esse estudo é a ferramenta fundamental para levar à liderança de uma empresa. Com ele você consegue trabalhar o tema do voluntariado corporativo com dados que demonstram a sua importância e benefícios, não só para colaboradores como para a sociedade e para a imagem da empresa”, diz Alexandre de Britto, analista de sustentabilidade da AMIL, uma das empresas-membro do CBVE.

Ficou curioso para conhecer os resultados da pesquisa e descobrir por que ser voluntário em sua empresa vai “Além do Bem”? Descubra-os aqui.

O CBVE, que tem o CIEDS na Secretaria Executiva, é uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que desenvolvem  programas de voluntariado empresarial. O CIEDS é responsável pelo monitoramento e sistematização das ações, além da promoção da prática do voluntariado empresarial.