• Compartilhar

ONU prevê metas para a sustentabilidade

Notícia
18 maio 2013
ONU prevê metas para a sustentabilidade

Reunir propostas e opiniões de pesquisadores científicos e da sociedade civil, a respeito da necessidade de criação de políticas ambientais, sociais e econômicas, a serem implementadas em todo o mundo, a partir de 2015, foi o objetivo da ONU ao lançar, na última semana, o primeiro rascunho do documento Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, que contém os dez “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODSs).

O texto é fruto das discussões da Rio+20 e considera metas a partir de 2015,  ano em que os  Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs) completam sua trajetória.

O ‘Sustainable Development Solutions Network (SDSN)’, iniciativa global da ONU que busca resoluções para os problemas ligados ao desenvolvimento sustentável, disponibilizou para a consulta pública, até o dia 22 de maio, a Agenda que lista os ODSs. A consulta recolhe a opinião da sociedade sobre os temas relacionados a políticas públicas, onde deverão ser expostas propostas e tentativas de soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Os ODSs têm como metas o fim da pobreza extrema e da fome; o alcance do desenvolvimento global; a garantia de um aprendizado eficaz às crianças e jovens; o alcance da igualdade de gêneros, a inclusão social e direitos humanos; o alcance do bem-estar e a garantia da saúde em todas as idades; a melhoria dos sistemas agrícolas e aumento da prosperidade rural; a capacitação das cidades, tornando-as inclusivas, produtivas e resistentes; o controle da mudança climática e a garantia da energia limpa a todos; os serviços ambientais, biodiversidade e gerenciamento dos recursos naturais; e a transformação da governança para o desenvolvimento sustentável.

O CIEDS, que tem suas ações voltadas para a área de desenvolvimento social, apoia esta iniciativa da ONU, buscando a melhoria da qualidade de vida e cooperando para a construção de uma sociedade mais próspera e sustentável.

Acreditamos que todos devem fazer parte dessa discussão e contribuir.

Veja o documento aqui.