• Compartilhar

“O Design da Favela”: Invenções nas comunidades cariocas viram obras de arte

Notícia
27 abril 2012
“O Design da Favela”: Invenções nas comunidades cariocas viram obras de arte

Na última sexta-feira, dia 20 de abril, o Workshop “O Design da Favela”, iniciativa da Diálogo Design, em parceria com o CIEDS e o Instituto Dom, mobilizou os colaboradores dos vários Projetos do CIEDS a buscarem novos artistas e inventores durante seus cotidianos nas comunidades do Rio de Janeiro.

O trabalho, a um primeiro olhar, parece difícil, mas pode se tornar simples e divertido se todos passarem a observar em seu dia-a-dia de trabalho as inúmeras invenções geradas a partir da necessidade nas favelas. Churrasqueira de roda, pá de lata de tinta, castiçal de garrafa pet e bicicleta com assento de carro são algumas dessas, criativas e inventivas, obras de arte.

 O workshop oferecido a representantes do Bairro Educador, MOPE, Pontes para o Futuro e PAIS, teve o objetivo de explicar o Projeto, levantar o questionamento sobre o que é o design e apurar o olhar dos participantes para novos artistas.

A ideia é identificar novas invenções e inventores cariocas e apresentá-los na exposição “O Design da Favela”, que acontecerá durante todo o mês de outubro no Centro Cultural do Design, mesmo local em que foi ministrado o workshop.

Para Fernanda Medeiros, Coordenadora Executiva Adjunta do CIEDS, o Projeto é de grande relevância, pois ao transformar um objeto do dia-a-dia em obra de arte, por meio da exposição das peças para a sociedade, há a valorização do inventor, o aumento da autoestima e a reconhecimento de sua ideia. O CIEDS apoia o Projeto e ajudará na identificação de novos artistas, através da ação de seus colaboradores, que atuam diariamente em comunidades cariocas.

Segundo Ricardo Saint-Clair, um dos sócios da Díálogo Design, o CIEDS será um importante parceiro na democratização da exposição. “Pela abrangência no território carioca, por ter projetos em muitas comunidades e pela experiência nessa área, o CIEDS é um importante parceiro nesse desafio” disse ele, entusiasmado com a ação.