• Compartilhar

O desenvolvimento colaborativo de uma cidade

Notícia
27 outubro 2015
O desenvolvimento colaborativo de uma cidade

Ao ouvir a palavra democracia, talvez você se lembre da última vez que votou para Prefeito ou Presidente. Em seguida, provavelmente, se lembre também de tudo o que você gostaria de melhorar na sua cidade e os meios que você dispõe para ser ouvido. Apresentar temas importantes para a sua comunidade e que podem melhorar diretamente sua vida.

Mas e quando se trata de empresas? Que meios elas dispõem para serem ouvidas e apresentarem suas propostas de melhoria? Não esqueça que em determinadas localidades, as empresas tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de uma cidade, garantindo emprego e renda para milhares de pessoas.

A partir de abril de 2015 é possível observar um novo modelo de desenvolvimento econômico: colaborativo e pautado no contato direto entre poder público e empresas. Essa é justamente uma das propostas do PDI Macaé (Pacto para o Desenvolvimento Integrado de Macaé). O Programa, dentre outras atividades, promove câmaras de diálogo periódicas entre o poder público e o setor privado, sendo uma oportunidade única de diálogo e juntos desenvolverem ações que poderão contribuir diretamente para o desenvolvimento de Macaé.

No dia 22 de outubro foi realizada a segunda Câmara. Nela foram apresentados os temas que estão sendo priorizados pela Prefeitura a partir das contribuições apresentadas pelas empresas participantes na primeira Câmara. Muitas delas relacionadas a infraestrutura do município.

A Prefeitura já iniciou um processo de reformulação da política tributária adotada no município e estuda reduções significativas de impostos como IPTU, ICMS e ISS. Além disso, grandes áreas do munícipio, pertencentes à Prefeitura, serão destinadas a instalação de novas empresas. Todas estas iniciativas visam o desenvolvimento econômico de Macaé por representar a entrada de novas empresas e fortalecimento das que já estão instaladas.

Além do Prefeito de Macaé e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, participaram do encontro as secretarias municipais de Obras, Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Fazenda e Mobilidade Urbana. As empresas CEG, CEDAE, INFRAERO, Petrobras, Odebrecht, FIRJAN, Instituto IADC, EDF Norte e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM Macaé) estiveram presentes dentre diversas outras instituições.

A próxima Câmara será realizada em dezembro.

Por Rodrigo Abrantes