• Compartilhar

O CIEDS e a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico estão mudando a realidade dos moradores do bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro

Notícia
14 março 2012
O CIEDS e a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico estão mudando a realidade dos moradores do bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro

O Programa de Apoio à Iniciativa Socioeducativa – PAIS - do Cieds em parceria com a ThyssenKrupp CSA desenvolve ações baseadas nos programas de Empreendedorismo e Formação Comunitária a partir da criação de Iniciativas de Reforço Escolar nas comunidades de Santa Cruz. O intuito é assessorar as ações socioeducativas, tanto na capacitação gerencial de educadores e coordenadores comunitários, quanto no reforço educacional de crianças e jovens moradores do bairro.

Através das Iniciativas de Reforço Escolar do PAIS, os alunos têm melhorado o desempenho nas escolas onde estudam e percebido outras possibilidades para o futuro daquelas comunidades. Assim como eles, líderes comunitários e familiares passaram a enxergar os benefícios das atividades em Santa Cruz e mudaram sua percepção sobre o que acreditavam ser a atividade siderúrgica.

Isso porque, o Cieds e a TKCSA dão um enorme valor à transparência nos projetos vigentes e ao conhecimento da população sobre os mesmos. Tal posicionamento culminou em outra atividade de enorme importância: a visita guiada à área da siderúrgica.

Com o objetivo de apresentar a empresa e suas ações, ensinar sobre os processos da produção do aço e desconstruir impressões geradas pela falta de informação é que, uma vez por semana, um grupo de profissionais conduz os moradores de Santa Cruz às áreas da siderúrgica, proporcionando à comunidade a oportunidade de conhecer de perto os processos, entender melhor a área de atuação da empresa e retirar as dúvidas sobre o assunto.

Terça-feira, dia 6 de março, profissionais da ThyssenKrupp conduziram mais um grupo de moradores à visitação. Depois de assistirem à apresentação institucional, os moradores foram levados até a área siderúrgica, onde conheceram os arredores e o interior da fábrica, assistiram ao passo a passo da fabricação do aço e fizeram as mais diferentes perguntas sobre o assunto.

Nesse dia foi confirmado o que se pode perceber em todas as visitas guiadas e também no dia-a-dia dos alunos e educadores das Iniciativas do PAIS: a grande satisfação dos moradores com os novos conhecimentos adquiridos e o enorme entusiasmo ao enxergarem no bairro onde moram um mar de novas oportunidades, para eles e para país.