• Compartilhar

Núcleo de Sustentabilidade São Luís realiza ECOAR SAÚDE

Notícia
23 abril 2012
Núcleo de Sustentabilidade São Luís realiza ECOAR SAÚDE

O Núcleo de Sustentabilidade São Luís realizou, na tarde do dia 14 de abril, no auditório do Centro de Ensino Médio Professor Mário Martins Meirelles - na comunidade Pedrinhas do Mangue Seco - o ECOAR SAÚDE1, uma ação que convidou os participantes a refletirem sobre a importância de hábitos saudáveis como atividades físicas e boa alimentação.

Estavam presentes a equipe do Núcleo de Sustentabilidade de São Luís, equipe da superclínica e representantes de sete comunidades (Vila Cabral Miranda, Muruai, Vila Samara, Mangue Seco, Pedrinhas, Anil e Coroadinho).

As atividades do ECOAR Saúde iniciaram com a Palestra do psicólogo Augusto Mochel, da equipe do Projeto Superclínica contra o crack, que abordou o problema das drogas atualmente na nossa sociedade, como prevenir o processo de desintoxicação e a importância de atividade física e alimentação saudável.

Ao final da palestra, e diante dos aspectos levantados pelo palestrante sobre a importância da prática da atividade física, a equipe ECOA convidou os mais de 40 participantes para fazer uma caminhada pela comunidade levando faixas de orientação com a frase "Vida sim! Drogas não!".

Conforme Moacir Santos de Paulo Filho, presidente do Centro Comunitário de Mangue Seco, Pedrinhas: “É uma coisa muito boa estas ações na comunidade para as pessoas saberem o que fazer contra as drogas, porque mesmo não sendo dependente precisamos saber como ajudar quem vive nesse mundo e para onde ir nessa situação”.

 

1ECOAR SAÚDE  -  durante a pesquisa do ISER, encomendada pelo Instituto Alcoa e realizada em 2011 pelo Instituto de Estudos da Religião – ISER, foi apontado o desejo de haver “programas de conscientização para adolescentes sobre drogas através de palestras”, sendo esta ação uma forma de contribuir com este anseio. O ECOAR SAÚDE será uma atividade contínua no polo Pedrinhas durante o ano de realização do Programa ECOA, pois é intuito deste desenvolver a ação de forma a atender todas as comunidades que possuem Núcleos de Sustentabilidade Comunitários, principalmente aquelas que sinalizaram interesse nesta temática.