Núcleo de Barra Grande, do Programa ECOA, mobiliza comunidade de Pinhal da Serra

31/07/2012

O Núcleo promoveu duas atividades especiais: Pedágio Sustentável e palestras.

Em 12 de julho, o Núcleo de Sustentabilidade de Barra Grande, do Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o CIEDS, promoveu duas atividades especiais, visando sensibilizar a população de Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul) para o cuidado com o descarte de lixo, apontando alternativas de reaproveitamento, reutilização e reciclagem. Essas ações tiveram como parceiros a Prefeitura do Município e a EMATER (instituição na área de assistência técnica e extensão rural).

O Pedágio Sustentável ocorreu na parte da manhã, com o auxílio do Grupo de Agentes Ambientais, quando foram conscientizadas sobre o descarte correto do lixo cerca de 250 pessoas ao redor da Praça Antonio Giordano da Costa, entre pedestres, condutores de veículos, além do comércio que recebeu orientações para adequada destinação, coleta e separação dos resíduos sólidos, e kits de materiais educativos, contendo panfletos informativos, lixeiras automotivas e vira-mate. A ação foi acompanhada pela Rádio Pinhal da Serra FM e posteriormente noticiada pelo Jornal Correio dos Lagos.

“É muito importante haver esclarecimentos, pois assim sabemos que o lixo causador de tantos danos, pode ter um tratamento respeitoso sem prejudicar o meio ambiente”, afirmou Felipe Kramer Rodrigues, morador local, que, como todos os abordados, aprovou o Pedágio. Pela primeira vez a população teve a oportunidade de participar deste tipo de atividade educativa.

À tarde, o Núcleo de Barra Grande promoveu palestra “Os 3rs da Sustentabilidade” para os alunos da Escola Municipal Tadeu Silveira e para o Grupo de Mulheres de Pinhal da Serra. Foram abordados assuntos relacionados ao correto tratamento dos resíduos sólidos, como também maneiras alternativas de reaproveitá-lo e reutilizá-lo, ensinando a construir hortas verticais com garrafas pet e composteiras com o lixo orgânico.

A Escola Municipal Tadeu Silveira é um modelo de sustentabilidade na região e os alunos da 5ª série participaram ativamente da palestra. “Reaproveitar o lixo é não prejudicar a natureza, e nós na escola aprendemos para nós e também para transmitir aos outros”, destacou a estudante Bruna Conrrado. Já o Grupo de Mulheres de Pinhal da Serra considerou muito valiosas as informações da palestra, pois desenvolvem trabalhos manuais reaproveitando resíduos. “Reaproveitar é fundamental e ensinar as crianças é garantia da continuação e também da valorização deste trabalho”, pontuou Sílvia Pereira.

Para o Programa ECOA, ouvir depoimentos como estes demonstra que as ações do Núcleo de Barra Grande alcançaram o objetivo de fortalecer a relação homem e meio ambiente.

Autor: CIEDS