• Compartilhar

‘Mulheres amigas da educação’, ação do projeto PAIS, aproxima família do processo educacional

Notícia
27 julho 2012
‘Mulheres amigas da educação’, ação do projeto PAIS, aproxima família do processo educacional

Quarta-feira, dia 25 de julho, no Colégio Estadual Erich Walter Heine, aconteceu a primeira atividade de capacitação da ação “Mulheres amigas da Educação” do projeto PAIS, programa da Thyssenkrupp com execução do CIEDS que apoia seis iniciativas socioeducativas comunitárias, trabalhando no reforço pedagógico de crianças de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

A ação “Mulheres amigas da Educação” tem o intuito de aproximar a família do processo educativo de crianças e adolescentes e traz para dentro das iniciativas mães e avós da comunidade de Santa Cruz. Desde o contato com a mãe de um aluno, até aulas de cidadania, as 24 mulheres trabalham como voluntárias nas iniciativas e participam de capacitações para pensar e discutir sobre as atividades que podem ser realizadas com os estudantes.

Na primeira atividade de capacitação, Adriana Monsores, historiadora e professora de educação infantil, através da oficina “ Brinquedos e Brincadeiras” estimulou a reflexão sobre a importância do brincar na educação das crianças e recuperou os valores aprendidos na infância, fundamentais no desenvolvimento de todos nós.

“Brincar faz parte do nosso desenvolvimento. A brincadeira é um canal de diálogo e conhecimento entre o adulto e a criança, além de ser um momento para descobrir o prazer e conhecer valores.” Disse Adriana, na atividade.

Para Nadia Ayres, uma das voluntárias, “a capacitação é fundamental para trocar experiências, aprender como lidar com as crianças e criar um ambiente de encontro para as mulheres que usam parte de seu tempo para ajudar o lugar onde moram”.

“Eu me sinto útil, me aproximo da educação do meu filho e ainda ajudo a minha comunidade” Diz Daniele Passos, ‘mulher amiga da educação’ e mãe de Diogo, um dos beneficiários do projeto PAIS.