• Compartilhar

Mulher Atuação conclui sua primeira turma em Camaçari

Notícia
16 junho 2014
Mulher Atuação conclui sua primeira turma em Camaçari

Empoderar, promover a autonomia, discutir os direitos das mulheres, elevar a autoestima e fortalecer as redes locais. Estes foram alguns dos objetivos do Projeto Mulher Atuação em Camaçari, na Bahia, que concluiu sua primeira turma neste mês.

O projeto, que é uma iniciativa da Kimberly-Clark Brasil, e executado pelo CIEDS, teve início nos municípios paulistas de Mogi das Cruzes e Suzano, em 2011, com foco desenvolvimento local, mobilização comunitária e garantia de direitos da mulher.

A partir disto, percebe-se que trabalhar com foco na questão da empregabilidade e geração de renda, favoreceria em larga escala as ações do projeto, sendo levado a Camaçari já com este direcionamento.“O nordeste tem muitas oportunidades, e a gente chegou para estreitar laços e ajudar as mulheres a alcançar estas oportunidades locais”, contou Jefferson Correia, gerente de relações públicas da Kimberly-Clark, durante a cerimônia de encerramento deste primeiro ciclo do projeto em Camaçari, realizado no dia 10 de junho.

Sheila Frazão, 32 anos, foi uma das 66 mulheres que participaram das formações oferecidas entre outubro de 2013 e junho deste ano. Para ela, além de elevar a autoestima, o projeto foi fundamental para iniciar seu trabalho autônomo: “Se não fosse o projeto eu estaria em casa sem fazer nada. Aqui [no projeto] me senti motivada e comecei meu negócio. Estou fazendo hot-dog e conseguindo vender bastante”, afirmou.

Assim como Sheila, outras mulheres tiveram suas vidas transformadas pelo Mulher Atuação. Seis delas voltaram a estudar durante as formações do projeto, 54% começaram a poupar dinheiro, 14% abriram contas em bancos, 31% começaram a participar de cursos e capacitações além das oferecidas pelo projeto, 20% elaboraram currículos e 40% delas começaram a utilizar a rede de apoio à mulher na cidade, como centros de referência às mulheres e Secretaria de Política para as Mulheres.

Para a gestora local do CIEDS em Camaçari, Mônica Caldas, os resultados alcançados extrapolam a mensuração feita através dos números. “No decorrer desse processo observamos mulheres mais felizes, com autoestima elevada, com visão de mundo ampliada e mudanças de atitudes. Esse projeto proporcionou o verdadeiro empoderamento das participantes”, afirmou. “Espero que o grupo continue em Camaçari trazendo expectativa e realizando sonhos”, completou Vânia Batista, participante do projeto.