• Compartilhar

Mudando o mundo, uma notícia de cada vez

Notícia
26 janeiro 2017
Mudando o mundo, uma notícia de cada vez

Camisa de botão, sapato social, vestido, salto alto. Nossos seis dedicados Jovens Jornalistas estavam mais bonitos do que nunca. Afinal de contas, a ocasião assim pedia: aquele era o dia em que receberiam seus certificados de participação no projeto Jovem Jornalista. 

Na última quinta-feira, dia 19 de janeiro, a sala em que os futuros jornalistas costumam ter suas aulas se encheu de amigos e familiares para assistirem a esse importante momento de suas vidas.

“Acredito que o projeto tenha ampliado a visão de mundo deles, mostrado que eles realmente podem, têm voz e que são capazes de desenvolver um trabalho em que podem colaborar com a sociedade. Como mãe, eu fico muito feliz de ver que minha filha está caminhando nesse processo”, comenta Rosana, mãe da jovem jornalista Larissa Duarte.

Além dos amigos e famílias, também prestigiaram o evento Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS, Fábio Muller, Diretor Executivo, Sérgio Pereira, Gerente da área de Juventude e Esporte e Rômulo Paes de Sousa, diretor do Centro RIO+.

“O projeto Jovem Jornalista tem uma metodologia que possibilita a multiplicação de uma informação que seja qualificada e que, verdadeiramente, toque as pessoas. O que estamos aprendendo é justamente como preparar os jovens para essa tarefa e como poderíamos replicar essa metodologia em outros países, para criar assim grandes redes propagadoras e engajadoras”, afirma Rômulo.

Além de receberem seus certificados, os jovens jornalistas homenagearam pessoas queridas dentro do projeto e ouviram falas inspiradoras de Vandré, Rômulo e Sérgio. O clima era de emoção, mas também de descontração. Entre abraços e risadas, os jovens relembraram momentos marcantes do projeto com fotos durante todo o evento. 

“A gente ganhou outra visão de mundo depois que entramos para o Jovem Jornalista. Passamos a pensar no amanhã e nas consequências de nossas ações, mesmo as menores possíveis. Percebemos que se começarmos por nós mesmos, conseguiremos mudar o mundo, vendo nossas atitudes e querendo fazer parte da mudança”, diz Arthur Ferreira, de 17 anos, depois de receber seu certificado.

Outra boa notícia é que o projeto terá continuidade no ano de 2017, com ainda mais aprendizados e vivências da profissão que os jovens decidiram seguir. Além de continuar participando de eventos, workshops e elaborando reportagens, os meninos lançarão uma publicação escrita por eles mesmos, abordando a juventude dentro dos projetos sociais executados pelo CIEDS. Se depender de nossos jovens jornalistas, o céu é o limite.  

O Jovem Jornalista dá voz a jovens cariocas estudantes da rede pública que atuam como jornalistas voluntários identificando iniciativas inovadoras que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. Os jovens também dão apoio à produção de matérias sobre o Rio de Janeiro. O programa é uma parceria do CIEDS com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro RIO+, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Para conhecer mais sobre o projeto Jovem Jornalista e as matérias produzidas acesse: jovemjornalista.wordpress.com.